Roubo de cargas de fios levam a perdas de R$ 13,7 mi

As empresas fabricantes de fios e cabos de cobre perderam R$ 13,7 milhões devido a roubos de carga, de janeiro a setembro. Ao todo foram desviadas 801,4 toneladas de metal, com 111,8 mil toneladas somente em setembro. Esses dados são de pesquisa do Sindicato da Indústria do Estado de São Paulo (Sindicel) e da Associação Brasileira do Cobre (ABC), que juntas reúnem toda a cadeia produtiva do cobre brasileiro. De acordo com a pesquisa, no terceiro trimestre o prejuízo foi de R$ 5,3 milhões, crescimento de 8,1% sobre o trimestre imediatamente anterior. O número de ocorrências registradas no período passou de 27 para 36 no comparativo dos trimestres. Ao todo foram roubadas 325,4 toneladas nmo terceiro trimestre, ante as 279 toneladas do trimestre anterior. "Estamos pior hoje do que no ano passado. Em 2007, tivemos prejuízo de cerca de R$ 13 milhões. Esse ano podemos chegar em R$ 18 milhões de cargas roubadas", disse o presidente do Sindicel, Sérgio Aredes. "A boa notícia é que os investimentos feitos em 2006 em segurança dentro das fábricas teve resultado esse ano. A única tentativa de invasão registrada este ano não teve sucesso", disse o presidente. Segundo ele, grupos de 20 a 30 pessoas armadas invadiam as fábricas para roubar os produtos. Com os investimentos internos, os assaltos agora ocorrem no transporte dos produtos. "Esse ano, o risco para as fábricas baixou a zero", acrescentou. (Clipp-Seg Online/Jornal do Commercio)