Roubo e furto de automóveis crescem 13% em 2012

O Grupo Tracker recuperou 3.857 veículos em 2012, 16,35% a mais do que o registrado em 2011, quando a empresa ajudou a polícia a devolver 3.315 automóveis, caminhões, utilitários e motos para seus proprietários.

Os estados mais violentos foram São Paulo (68,63% das ocorrências), Rio de Janeiro (9,31%), Rio Grande do Sul (8,56%), Paraná (5,29%) e Minas Gerais (3,11%). Entre as cidades mais perigosas estão São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Campinas, Santo André, Curitiba, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Diadema e Osasco.

Os utilitários alavancaram a alta. O roubo e furto dessa categoria cresceram 29,95% no último ano. Foram 794 ocorrências em 2012 e 611 no ano anterior. Já os automóveis, que representam quase dois terços do total de veículos roubados ou furtados no Brasil, tiveram alta de 13,49%. Caminhões aparecem com 11,03% de alta e motos com 11,02%.

“Apesar do aumento da violência em 2012, o último trimestre o ano registrou uma queda no número de ocorrências, comparado com julho, agosto e setembro. A categoria ‘Automóveis’ teve redução de 5,06%, ‘Utilitários’ caiu 12,15% e ‘Caminhões’ registrou baixa de 19,85%. Apenas ‘Motos’ apresentou alta de 64,29%”, analisa o diretor Nacional de Operações do Grupo Tracker, Carlos Alberto Betancur.

Fonte: Revista Apólice