Roubo e furto de veículos voltam a crescer no Brasil, em 2012

Aumento foi de 16,8% nos três primeiros meses do ano, comparado com último trimestre de 2011. Alta foi impulsionada pelos utilitários (47,7%) e veículos leves (12,7%). Caminhões tiveram queda de 36,1% no número de ocorrências

O índice de roubo e furto de veículos voltou a crescer no Brasil, segundo a Tracker, maior empresa de rastreamento e localização de veículos do país. Entre janeiro e março a empresa registrou 882 ocorrências envolvendo carros, caminhões, utilitários e motos. Já no último trimestre de 2011 esse número foi de 755.

A alta mais significativa foi na categoria utilitários (47,7%), o número saltou de 130 para 192. Entre os veículos leves (automóveis e motos) também houve aumento. Entre outubro e dezembro de 2011 foram 529 recuperações. Já nos primeiros três meses deste ano, foram 596 eventos. Alta de 12,7%. A boa notícia fica por conta da queda de 36,1% nas ocorrências envolvendo caminhões.

Já no comparativo com os três primeiros meses do ano passado, o número de eventos ficou praticamente estável. No primeiro trimestre de 2011, a Tracker registrou 875 recuperações ao todo. “O que nos chama a atenção é o aumento de roubos e furtos envolvendo carros acima de 50 mil reais. Em 2011, de cada 10 automóveis recuperados pela Tracker, quatro estavam avaliados nessa faixa de preço. Entre janeiro e março de 2012 o índice subiu para 55%”, destaca diretor de Operações da Tracker, Carlos Alberto Betancur.

O Grupo Tracker pertence ao Tracker VSR Group, que está presente em 19 países, entre eles Alemanha, Brasil, Espanha, Colômbia, Venezuela e América Central. Atualmente é a maior empresa de rastreamento do país oferecendo produtos para os mercados Segurador, Transporte e Logística, Construção Civil e Agrícola, além de veículos de passeio.

Em onze anos de atividade, já recuperou mais de 21 mil veículos, evitando um prejuízo de cerca de R$ 1,4 bilhão. A tecnologia utilizada nos rastreadores da Tracker é a radiofrequência, considerada a melhor solução para roubo e furto e imune à ação de inibidores de sinais - jammers. Também oferece produtos baseados no GPS/GPRS indicados para monitoramento e gestão de frotas.

No Brasil, foi a primeira empresa do setor a obter a Certificação da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Também é certificada pela ANATEL e CESVI.

Para mais informações www.grupotracker.com.br ou também nas mídias sociais: www.twitter.com/trackerdobrasil e www.facebook.com/tracker.brasil. (Doc Press Comunicação/Tracker)

Fonte: Clipp-Seg | Revista Cobertura