Roubo/furto de veículos: confira a estatística de Santa Catarina e dicas de prevenção

O roubo/ furto de veículos preocupa motoristas de todos os lugares do País. Somente em 2016 foram roubados/furtados cerca de 556.360 veículos no Brasil. Mais da metade (54,63%) foram recuperados.

Em Santa Catarina foram roubados/furtados somente em dezembro 1.453 veículos. O número retrata uma variação de 2,98% comparado com o mesmo período em 2015, que apresentou total de 1.411 veículos roubados/furtados. A taxa de recuperação em dezembro 2016 chegou a 61,87% ou seja, dos 1.453 veículos roubados/furtados, 899 foram recuperados.

Santa Catarina ocupa a oitava colocação no ranking dos estados que apresentam os maiores índices de roubo/furto do País, e acumulou em 2016 18.285 roubos/furtos e 12.052 veículos recuperados. No índice geral dos estados, Santa Catarina fica atrás dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Pernambuco, que ocupam respectivamente as primeiras posições.

Segundo o presidente do SindsegSC, Paulo Lückmann, a conscientização e conhecimento destas estatísticas são essenciais:

“Quanto mais conhecermos a realidade de nosso estado e também a nível nacional, melhor poderemos trabalhar com ações de prevenção e proteção sobre o assunto para a sociedade”.

O SindsegSC – Sindicato das Seguradoras – divulga o tema da segurança no trânsito e  desenvolve ações de conscientização  em conjunto com as Comissões Técnicas de  Automóveis e Riscos Pessoais.

“Demonstrando a preocupação com os assuntos ligados ao trânsito, os integrantes das comissões trabalham e desenvolvem ações de conscientização e educação. São diversos programas como o “Trânsito Feliz e o Bê-a-Bá da Prevenção”, “Lei Seca – Trânsito pela Vida” e ações de comunicação como as edições 45 e 46 do InformAtivo SindsegSC. Através dessas atitudes de prevenção acreditamos que podemos gerar conhecimento para um trânsito mais seguro”, destacou o coordenador da Comissão Técnica Automóveis Rodrigo Chavantes.

Acompanhe dicas para uma viagem segura

Nos primeiros meses do ano todos aproveitam as férias para viajar com a família e amigos. Além de possuir o seguro, para garantir um período tranquilo é importante prestar atenção em algumas dicas:

• Não esqueça a revisão do seu carro: realize a revisão com antecedência, e confira as condições dos pneus, estepe, alinhamento, suspensão e balanceamento das rodas. Também é importante conferir a situação dos freios, filtros de ar, óleo e combustível.
  • Cheque a previsão do tempo: dirigir em meio à chuva aumenta os riscos de acidentes, por isso, confira a melhor condição de tempo possível para a sua viagem.
  • Programe as paradas: em meio ao calor do verão brasileiro as paradas para alimentação, hidratação e descanso são necessárias.
  • Preste atenção à sinalização e respeite os limites de velocidade.
  • Deixe o celular para depois, na hora de dirigir o foco deve estar inteiramente na condução do veículo.
  • Sempre utilize o cinto de segurança.
  • Ao chegar ao seu destino tome cuidado no local de estacionamento, nunca deixe a chave na ignição e não confie ela a estranhos.
  • Grande parte dos roubos de carro acontecem quando o motorista está saindo ou entrando no carro. Se notar algo suspeito, siga em frente e volte mais tarde.
  • Os seus pertences pessoais podem ser um grande atrativo para ladrões. Sempre guarde tudo no porta-malas. Lembre-se: o objeto pode não ter valor, mas para quem olha de fora não há como diferenciar.
  • Se você estiver em situação de roubo de seu carro, não reaja. O assaltante pode estar armado ou com um cúmplice por perto. Mantenha-se calmo e lembre-se: o veículo está protegido pelo seguro.

Para conferir o InformAtivo  SindsegSC edição nº 45, que trata sobre a prevenção de roubo/ furto acesse aqui.

*Estatísticas Detrans Estaduais e Denatran.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras