SC prepara-se para frio histórico

FLORIANÓPOLIS - A massa de ar polar intensa que passou pela Argentina e pelo Uruguai no fim de semana chegará hoje à região Sul do país. E, se a previsão do tempo se confirmar, o inverno de 2013 certamente será lembrado no futuro. O Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia do Itajaí (Ceops) não descarta, inclusive, a possibilidade de neve no Vale do Itajaí, principalmente no Alto Vale, onde a sensação térmica deve variar entre 0 ºC e -3 ºC. Para o Litoral há previsão de geada e na Serra, segundo a Epagri/Ciram,a sensação térmica pode chegar a -22ºC.

A neve é tratada como uma tendência entre esta noite e a madrugada de amanhã em municípios serranos. As providências tomadas em Santa Catarina lembram os preparativos que americanos, europeus e russos fazem quando grandes nevascas atingem seus países. Para evitar que gelo se acumule na pista, uma equipe de 156 policiais estará armada com 2 mil quilos de sal a ser espalhado no asfalto das rodovias entre Lages e São Joaquim, que passam pela serras do Rio do Rastro e Dona Francisca.

A Casan pediu para que as pessoas cubram os hidrômetros de casa com papelão, jornal ou pano para impedir congelamento e consequente corte no abastecimento de água. Florianópolis abriu uma casa para receber moradores de rua e em Lages a prefeitura organizou uma força-tarefa para arrecadar cobertores e lenha, que foram distribuídos para 13 mil moradores da cidade. Tanta preparação ocorre porque a temperatura máxima não passará dos 5 ºC na Serra hoje.

Onde a massa de ar polar já chegou, o frio foi intenso e, claro, não passou despercebido. A neve que caiu em Mendoza, na Argentina, era a notícia mais lida no site do Clarín, principal jornal do país. No Rio Grande do Sul, fez 0,8 grau em Paraí, no Nordeste do estado.

O fim de semana também foi gelado em Santa Catarina e o anúncio da onda de frio fez a reserva por hotéis disparar na Serra. Em São Joaquim, os 650 leitos da rede hoteleira e as 150 casas cadastradas para receber visitantes estavam lotados. Mas o que as pessoas experimentaram no domingo foi apenas o cartão de visitas da massa de ar polar que deve se concentrar no Estado hoje e amanhã.

Agricultores se preocupam com prejuízos no campo

Os agricultores têm mais preocupações do que se proteger do frio. A geada negra, verificada quando há queda brusca de temperatura e tempo seco, pode causar grandes estragos em inúmeras culturas. O presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (Cidasc), Enori Barbieri, explica que o fenômeno afetaria plantações como de alface, repolho, couve, rúcula e outras hortaliças cultivadas na região de Urubici. A possibilidade de 0 ºC no Litoral também prejudicaria plantações desses produtos, além de culturas permanentes, como de banana.

Fonte: Jornal de Santa Catarina