Seguradora Líder-DPVAT lança Anuário Estatístico 2014, que traz números de indenizações pagas do Seguro DPVAT por estado

A Seguradora Líder-DPVAT acaba de lançar o Anuário Estatístico 2014. A publicação reúne dados aprofundados de pagamento de indenização produzidos pelo Centro de Estatística da Seguradora Líder-DPVAT, como os números de pagamentos de morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas em cada estado. O livro, que é voltado a estudiosos do trânsito e gestores públicos, terá edições anuais. Com 148 páginas, o material explica o funcionamento do Seguro DPVAT, o consórcio das seguradoras que o integram, a arrecadação e indenizações pagas.

“O Anuário Estatístico 2014 é mais uma forma da Seguradora Líder-DPVAT ser transparente com a sociedade no que tange a administração do Seguro DPVAT no Brasil. Diferente do balanço anual e dos boletins divulgados ao longo do ano, no Anuário Estatístico o leitor poderá conhecer com mais profundidade o universo do Seguro DPVAT e as estatísticas produzidas pelo nosso Centro. Com isso, esperamos colaborar ainda mais com o poder público na elaboração de políticas para a prevenção de acidentes no trânsito em todo o País”, afirma Ricardo Xavier, Diretor-Presidente da Seguradora Líder-DPVAT.

No Anuário Estatístico, é possível ver, por exemplo, que houve um aumento de 73% no número de indenizações pagas a motocicletas de 2013 para 2014 no Distrito Federal: 1.481 ocorrências em 2013 e 2.558 em 2014. Em Goiás, o número de indenizações pagas a passageiros cresceu 55% na comparação dos dois anos: foram 3.954 em 2013 e, no último ano, 6.132. No Mato Grosso do Sul, no mesmo período analisado, houve aumento de 45% de indenizações pagas a crianças e adolescentes de 8 a 17 anos (de 405 para 589).

Na Região Nordeste, o Ceará foi o estado com maior aumento percentual de indenizações pagas por invalidez permanente, entre 2013 e 2014, registrando um crescimento de 75% no período (de 42.641 para 74.741). O Ceará, no mesmo período, também foi o estado com o maior crescimento nas indenizações pagas por acidentes em ônibus, micro-ônibus e vans, registrando aumento de 80% (de 436 para 783). O Maranhão é o estado da região com maior número de indenizações pagas a pedestres: 11.675 só em 2014, um aumento de 18% em relação ao ano anterior.

O estado de Amazonas, na Região Norte, apresentou grande aumento nas indenizações pagas por reembolso de despesas médicas, de 227 em 2013 para 605 em 2014, um avanço de 167%. Tocantins foi o estado da região em que as indenizações por invalidez permanente cresceram 96%, aumentando de 2.880 em 2013 para 5.649 em 2014. As indenizações pagas por acidentes com motocicletas no Amapá cresceram 62% (de 579 para 940).

Na Região Sudeste, o estado com maior número de casos de invalidez permanente é Minas Gerais, com 72.659 indenizações pagas nesta modalidade de cobertura, avanço de 57% na comparação com 2013. O maior aumento percentual de indenizações pagas a pedestres foi em Minas Gerais – 29% de variação entre 2013 e 2014 (de 11.096 para 14.264). No Espírito Santo, houve crescimento de indenizações pagas a crianças de 0 a 7 anos de 27% (de 110 para 140 casos). No Rio de Janeiro, o domingo é o dia da semana que registra maior incidência de acidentes indenizados, com 4.086 em 2014, aumento de 13% na comparação com o ano anterior.

A Região Sul apresentou redução em todos os estados nas modalidades de cobertura por reembolso de despesas médicas e morte. No Paraná, a redução de indenizações pagas por reembolsos de despesas médicas foi de 65%, no Rio Grande do Sul, 19%, e em Santa Cantarina, 9%. Os casos de indenizações pagas por morte diminuíram 14 % no Rio Grande do Sul, 6% no Paraná e 8% em Santa Catarina. Já as indenizações pagas por invalidez permanente reduziram 5% no Rio Grande do Sul e aumentaram 7% no Paraná e 4% em Santa Catarina.​​

Para acessar o anuário, clique aqui​.

Fonte: Seguradora Líder DPVAT