Seguradoras lucram R$ 3 bilhões até maio

19/07/2005
As companhias de seguros brasileiras lucraram R$ 3 bilhões nos primeiros cinco meses de 2005, quase o dobro do resultado no mesmo período do ano passado. O valor inclui a participação em coligadas e controladas. O volume global de vendas foi de R$ 24,8 bilhões no período, comparado R$ 23,3 bilhões de 2004, com um crescimento nominal de 6,3% ou real (negativo) de 4,8% (abaixo da inflação). O balanço foi feito pelo consultor Luiz Roberto Castiglione, da Castiglione Business, a partir dos números entregues pelas seguradoras à Superintendência de Seguros Privados (Susep).Sem os resultados de coligadas e controladas o lucro líquido das seguradoras ficou em R$ 1,1 bilhão, em comparação a R$ 719 milhões de 2004, um crescimento nominal de 64% ou real de 47%. " Sem sombra de dúvidas o resultado da operação propriamente dito vem melhorando no decorrer deste exercício " , comentou o consultor em informe divulgado ontem à imprensa. Segundo ele, as empresas de capitalização (que totalizaram lucro líquido de R$ 432 milhões) tiveram forte contribuição nos resultados do mercado segurador.Chama a atenção a queda do setor de Previdência Privada. Com vendas totais de R$ 2,9 bilhões, as empresas de previdência tiveram queda de 8% no faturamento entre janeiro e maio de 2005 - menos 18% se descontada a inflação. (Valor Econômico)