Seguro de pessoas cresce 25% e tem fatia de 51% dos prêmios

A tendência do mercado brasileiro de seguros no ramo Pessoas é se igualar a países de primeiro mundo, onde o produto alcança toda a população. Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), o seguro de pessoas, que representa a maior fatia do mercado brasileiro, com 51% dos prêmios, também foi o que mais cresceu no primeiro semestre de 2008. Os prêmios diretos do segmento representaram R$ 17,1 bilhões até junho, um crescimento de 24,8% em relação ao mesmo período de 2007, quando representou R$ 13,7 bilhões. A expansão é puxada pelo produto Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), que representa R$ 11,4 bilhões da carteira de seguro de pessoas. No mesmo período, o VGBL cresceu 32,3%, três vezes mais do que o seguro de vida tradicional (cobertura de riscos), que cresceu 11,8%. Segundo o presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros, Empresas Corretoras de Seguros de Saúde, de Vida, de Capitalização e Previdência Privada no Estado de São Paulo (Sincor-SP), Leôncio de Arruda, o VGBL cresce devido aos seus benefícios fiscais, uma vez que não é dedutível do Imposto de Renda. Para ele, o seguro de vida tradicional também apresentou alta devido a isenção da alíquota do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o seguro. "O segmento de pessoas vai dobrar de tamanho em quatro anos", afirma Arruda. (Clipp-Seg Online/DCI)