Seguro de pessoas cresce 13,39% no semestre, com volume de R$ 5,1 bilhões

O mercado de seguros de pessoas movimentou um volume de R$ 5,158 bilhões no primeiro semestre de 2007, com um crescimento de 13,39% frente ao mesmo período do ano anterior, quando o setor acumulou R$ 4,549 bilhões. Os dados são da Susep (Superintendência de Seguros Privados), elaborados pela Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), associação que representa 93 empresas que comercializam produtos de vida e previdência. O levantamento não inclui o VGBL, considerado para esse fim como produto de acumulação previdenciária. Os seguros prestamistas (aqueles contratados pelas financeiras para garantir o pagamento de prestações em caso de  invalidez ou desemprego do comprador) foram o destaque do período, com crescimento de 53,43%. Entre janeiro e junho, essa modalidade de seguros movimentou-se R$ 969,1 milhões, contra R$ 631,6 milhões movimentados no mesmo período do ano anterior.   Logo em seguida estão os seguros de acidentes pessoais – individual, que movimentaram R$ 147,2 milhões no primeiro semestre de 2007, contra R$ 113,7 milhões no mesmo período de 2006 (alta de 29,39%). Entre janeiro e junho de 2007, foram comercializados R$ 686 milhões em prêmios de seguros de acidentes pessoais – coletivo, contra R$ 549 milhões vendidos entre janeiro e julho de 2006, com uma alta de 24,95%. Os seguros de vida – individual, educacional e seguro de rendas de eventos aleatórios registraram crescimento de, respectivamente, 19,32%, 13,58% e 11,35%. Os prêmios de seguros de vida - individual somaram R$ 391,1 milhões no acumulado até junho de 2007, contra R$ 327,8 milhões no mesmo período de 2006, enquanto os seguros educacionais atingiram R$ 8,9 milhões no período de janeiro a junho de 2007, contra R$ 7,8 milhões no respectivo período de 2006. Já os seguros de renda de eventos aleatórios movimentaram um volume de prêmios de R$ 187,7 milhões entre janeiro e junho de 2007, contra R$ 168,6 milhões no mesmo período de 2006. Os seguros de vida em grupo movimentaram R$ 2,761 bilhões, contra R$ 2,743 bilhões, com alta de 0,67% no semestre. Os seguros turísticos tiveram uma queda de 7,27% na movimentação de prêmios no primeiro semestre. Enquanto que, em 2007, foram comercializados R$ 6 milhões em prêmios diretos nessa modalidade, no primeiro semestre de 2006 foram vendidos R$ 6,5 milhões. Por fim, os prêmios de seguros  P.C.H.V (seguro muito específico, voltado para a proteção visual de pilotos de avião) passaram de R$ 249,4 mil para R$ 90,5 mil (queda de 63,71% na comparação anual). Ranking - Em relação à composição do ramo seguro voltado para pessoas, os seguros de vida em grupo lideram o ranking no período entre janeiro e junho, com 53,54% do total de prêmios arrecadados, seguidos pelos seguros prestamistas (18,79%), acidentes pessoais coletivos (13,30%), vida individual (7,58%), renda de eventos aleatórios (3,64%), acidentes pessoais individual (2,85%). As outras modalidades de seguros somaram 0,29% do total de prêmios de seguros. Indenizações - As seguradoras pagaram R$ 1,935 bilhão em sinistros retidos (equivalente ao sinistro pago na integralidade, menos descontos de cosseguro cedido, resseguro cedido e outros descontos, mais retrocessão aceita).  Isso representou retração de 0,24% na comparação com o mesmo período de 2006, quando foram pagos R$ 1,940 bilhão em sinistros. Junho - Em junho de 2007, o mercado de seguros voltados para pessoas movimentou R$ 889 milhões, o que representou um salto de 19,78% na comparação com o mesmo mês de 2006, quando foram comercializados R$ 742,2 milhões em apólices de seguros. Os produtos que obtiveram melhor desempenho foram os seguros de acidentes pessoais – individual, seguidos pelos seguros prestamistas, com altas respectivas de 70,47% e 62,46%, respectivamente. (Fenaseg)