Seguro de Vida arrecadou R$ 8,7bi em prêmios até outubro

O mercado de seguros de vida movimentou R$ 8,7 bilhões nos oito primeiros meses do ano, crescimento de 13,7% em relação ao acumulado no mesmo período do ano passado. Os números são da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), associação que representa 93 empresas que comercializam produtos de vida e previdência. A entidade elabora mensalmente balanço do setor com base nas informações coletadas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados). O levantamento não inclui o VGBL, considerado para esse fim como produto de acumulação previdenciária. Os seguros prestamistas (aqueles contratados pelas financeiras e pelo varejo para garantir o pagamento de prestações em caso de morte, invalidez total ou desemprego do comprador) foram o destaque do período: crescimento de 48,45%. Entre janeiro e outubro, o volume de prêmios dessa modalidade chegou a R$ 1,67 bilhão, contra R$ 1,1 bilhão movimentado no mesmo período do ano anterior.Para Antonio Cássio dos Santos, presidente da entidade, a expansão do crédito e a perspectiva otimista das vendas de final de ano indicam que o volume de prêmios referentes aos prestamistas deve superar com folga as expectativas iniciais da Fenaprevi para o ano. “Tínhamos uma projeção inicial de crescimento de 38% mas fecharemos 2007 com crescimento em torno de 50% em relação ao ano passado”, diz Santos. “A melhora da massa salarial, da renda familiar e a expansão consistente da oferta de crédito estão impulsionando a indústria”, avalia. Sinistros Pagos – No acumulado do ano, o mercado de seguro de vida pagou R$ 3,289 bilhões de sinistros retidos (equivalente ao sinistro pago na integralidade, menos descontos de cosseguro cedido, resseguro cedido e outros descontos, mais retrocessão aceita). O  volume desembolsado equivale a 37% dos prêmios do período, contra 42% entre janeiro e outubro do ano passado. Segundo a Fenaprevi, a melhora do índice é conseqüência da queda da sinistralidade em praticamente todos os produtos que compõem o segmento de seguro de vida, exceto os seguros turísticos que apresentaram leve alta no período (43% contra 37%). Em outubro prêmios aumentaram 13,3% Em outubro, os prêmios de seguros alcançaram a cifra de R$ 939,9 milhões, ou seja,  crescimento de 13,35% em relação aos R$ 829,2 milhões somados em outubro do ano passado. O seguro turístico foi o grande destaque do mês entre os produtos mais comercializados. A valorização do real frente ao dólar impactou significativamente no volume de viagens internacionais. Esta modalidade somou R$ 2,9 milhões em prêmios de seguros no período, contra R$ 949,5 mil em outubro do ano passado, perfazendo crescimento de 206,88%.  Logo depois, vieram os seguros educacionais (que cobrem em caso de morte, invalidez ou desemprego do tutor no caso de estudantes com menos de 18 anos, ou do próprio estudante) que cresceram 46,20% em outubro de 2007 frente ao mesmo mês do ano passado. A modalidade registrou volume de prêmios diretos da ordem de R$1,769 milhão contra R$1,210 milhão em outubro de 2007. Evolução de Prêmios   Seguros de Credit Life (que cobrem prestações)   Ramo Acumulado Janeiro-Outubro Acumulado Janeiro-Outubro Variação % Prestamista R$1.125.211.785,84 R$1.670.415.905,37 48,45 Educacional R$12.719.845,65 R$14.769,667,73 16,12 Rendas de eventos aleatórios R$285.056.907,27 R$329.945.352,84 15,75   Seguros de Vida em Grupo    Ramo Acumulado Janeiro-Outubro Acumulado Janeiro-Outubro Variação% Vida em Grupo R$4.557.800.422,64 R$4.629.054.881,14 1,56 Acidentes Pessoais coletivos R$934.344.549,24 R$1.196.844.418,27 28,09   Seguros Individuais   Ramo Acumulado Janeiro-Outubro Acumulado Janeiro-Outubro Variação% Turístico                  R$10.829.837,24 R$12.871.467,93 18,85 Vida Individual R$584.988.513,69 R$699.019.699,80 19,49 Acidentes Pessoais Individual R$202.716.543,17 R$218.515.169,89 7,79                Fonte: Susep