Seguro DPVAT ajuda os brasileiros a se recuperarem depois de um acidente de trânsito

O trauma de um grave acidente fez a vida de Andre Melo de Souza mudar de forma abrupta em 2000. Na época com 21 anos, o carioca dirigia uma moto quando bateu em um carro. Em consequência do acidente, perdeu o movimento das pernas. Mas, com a ajuda de um direito dos mais de 207 milhões de brasileiros - o Seguro DPVAT -, ele se recuperou e encontrou no esporte um aliado para seguir a vida.

Mas não foi uma tarefa fácil. Logo após a colisão, Andrezinho Carioca, como é conhecido, precisou se submeter a inúmeras cirurgias. Durante esse processo, teve infecção generalizada no hospital. Não bastassem todas essas dificuldades, a situação financeira da família criava novos empecilhos.

Foi nesse cenário que surgiu o Seguro por Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). Com os recursos do Seguro DPVAT, André pagou parte do tratamento médico. Com o restante financiou o recomeço de sua vida. "Peguei todo o dinheiro que tinha e comprei um carro adaptado. Depois, consegui meu primeiro emprego", conta.

Poder se deslocar pela cidade sem depender do transporte público e conseguir trabalhar fizeram a diferença na autoestima de Andre, o que o levou a descobrir novos talentos. Ele conheceu os esportes adaptados, primeiro o remo e depois o surfe. "Comecei em 2008 e me tornei o primeiro cadeirante do mundo a surfar o fenômeno da Pororoca (encontro das águas do rio e do mar na Amazônia)", lembra.

Durante anos, ele se apresentou e praticou o esporte ao lado de grandes nomes pelo Brasil e por outros países. Hoje, com 39 anos, ele ainda pega ondas com amigos, mas agora também se aventura por outros mares: a música. "O Seguro DPVAT foi o que me deu a oportunidade de voltar a ter uma vida normal", conta.

Quem também teve a vida modificada por um acidente foi Renatrudes Pontes Pereira Costa, 62 anos. Em abril de 2017, ela saía de um evento em que trabalhava quando, ao atravessar a rua, um motorista avançou o sinal e a atropelou. Com a necessidade de passar por cirurgias para recuperar o movimento do ombro direito, ela precisou adiar a formatura na faculdade de Serviço Social, que aconteceria naquele semestre.

Renatrudes soube que tinha direito ao Seguro DPVAT por amigos e deu entrada no pedido poucos meses depois do atropelamento. "Foi uma ajuda muito importante, em uma hora boa", diz. Apesar de não ter conseguido se formar com sua turma, ela concluiu a faculdade no primeiro semestre de 2018 e aos poucos volta ao trabalho em eventos. Mas sonha em começar a atuar na área em que se formou. "Serviço Social é o meu sonho. Se depender de mim, estou disponível para isso".

O Seguro DPVAT é garantido para todos os brasileiros em caso de acidentes de trânsito. "Ele é pago uma vez por ano pelos proprietários de veículos automotores e indeniza vítimas de acidentes de trânsito ocorridos em território nacional", explica o superintendente de Operações da Seguradora Líder, Arthur Fróes.

O seguro é direito de qualquer pessoa envolvida em acidentes automotivos terrestres que envolvam carros, motos, caminhões, caminhonetes, ônibus e tratores. Não é preciso ter veículo e pagar o seguro para ter direito à indenização.

O Seguro DPVAT indeniza vítimas e beneficiários em casos de morte, invalidez permanente total ou parcial, além de fazer o reembolso de despesas médicas e suplementares na rede privada de saúde. Nos casos de morte, a indenização, de R$ 13.500, é paga aos herdeiros legais da vítima. Esse mesmo valor é o teto para pagamentos em casos de invalidez permanente e, ele varia de acordo com a gravidade das sequelas. Já para despesas médicas, o reembolso é de até R$ 2,7 mil.

Dar entrada no Seguro DPVAT é gratuito e os próprios beneficiários podem solicitar a indenização em um dos mais de 8 mil pontos de atendimento no Brasil. Para cada cobertura pleiteada há uma lista de documentos que devem ser entregues em um desses pontos. Todas as informações estão disponíveis no EstamosAquiParaVoce.com.br

O Seguro DPVAT conta com uma ampla rede de atendimento. Para informações e consulta de andamento de processos de indenização, é preciso entrar em contato com a Central de Atendimento, das 8h às 20h, através dos telefones 4020-1596, para Regiões Metropolitanas, e 0800 022 12 04 para outras regiões. No caso de reclamações ou sugestões, o SAC está disponível 24 horas por dia no 0800 022 8189. As pessoas com deficiência auditiva e de fala podem entrar em contato com o 0800 022 12 06.

Fonte: G1 - Globo | Clipping CNseg