Seguro popular para usados

03/03/2006
Os proprietários de veículos usados poderão ter um seguro mais barato. Chamada de seguro popular, a nova modalidade de apólice deve cobrir as despesas com danos causados a terceiros e perda total do veículo segurado. A proposta é da Superintendência de Seguros Privados (Susep), do Ministério da Fazenda, e ainda está em fase de elaboração. Segundo o diretor do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados (Sincodiv), Edson Maia, o seguro não incluirá gastos com conserto do carro segurado. Nos contratos atuais, o proprietário precisa pagar uma parte do custo do conserto do veículo (franquia) e o restante é pago pela seguradora. "O reparo num carro mais antigo é muito caro, porque, às vezes, o custo das peças, por serem mais difíceis de ser encontradas, faz com que o custo seja muito elevado", explicou Maia. De acordo com ele, a mudança reduzirá em cerca da metade o valor do seguro. O dirigente sindical disse que o preço do seguro de um veículo usado pode chegar atualmente a mais de 10% do seu valor de mercado. "Quanto mais pessoas tiverem seguro menor vai ser o risco de um prejuízo. Então, o risco diminui para todos, e o seguro tem possibilidade de cair para todo mundo". Segundo dados da Susep, há uma queda significativa na contratação de seguro para veículos com oito anos ou mais de uso. O seguro popular também prevê a cobertura em caso de roubo, furto ou incêndio do veículo. Ficam excluídos outros benefícios, como assistência 24 horas e carros reservas que também elevam o custo da apólice. (Monitor Mercantil)