Seguros de pessoas movimentam R$ 2,3 bi em prêmios em novembro de 2014

entre outras modalidades, movimentou R$ 2,3 bilhões em prêmios em novembro de 2014 (valor pago pelos segurados às seguradoras para contratar coberturas para seus riscos). O volume é 3,10% maior que o verificado no mesmo mês em 2013. Em novembro de 2014, as seguradoras pagaram R$ 584 milhões em indenizações a segurados e beneficiários. Os dados são da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), que representa 71 seguradoras e entidades abertas de previdência complementar no país.

Segundo balanço da FenaPrevi, na análise por modalidade de produto, o seguro viagem registrou o maior crescimento relativo no mês de novembro: expansão de 63,65% e prêmios pagos por segurados de R$ 13,6 milhões. “O brasileiro está adotando o seguro viagem no planejamento de seus deslocamentos no Brasil e para o exterior, o que explica as altas taxas de crescimento desta modalidade de proteção”, destaca o presidente da FenaPrevi, Osvaldo do Nascimento.

O balanço da FenaPrevi mostra também que o seguro de vida foi o que obteve maior volume de prêmios pagos por segurados em novembro de 2014: foram R$ 921,6 milhões, representando crescimento de 4,20% em relação ao mesmo mês de 2013 (R$ 884,5 milhões). “O crescimento demonstra a preocupação dos indivíduos em garantir a manutenção do padrão de vida dos dependentes na ausência do responsável financeiro da família", analisa Nascimento.

Outro seguro que teve uma variação significativa no período foi o seguro prestamista (que garante o pagamento de prestações no caso de perda de emprego, morte ou invalidez do segurado), o qual movimentou prêmios de R$ 677,2 milhões em novembro, expansão de 17,01% em relação a novembro de 2013 quando registrou R$ 578,8 milhões.

Resultado – Janeiro a Novembro de 2014

De janeiro a novembro o segmento acumulou R$24,8 bilhões em prêmios. O volume é 6,02% maior que o verificado na soma dos onze meses de 2013. No período, as seguradoras pagaram R$ 6,9 bilhões em indenizações a segurados e beneficiários, alta de 15,72% em comparação a janeiro/novembro de 2013. Ainda no acumulado, o seguro viagem também se destacou com expansão de 45,18% no volume de prêmios pagos por segurados e somou R$ 137,1 milhões. Outro seguro que teve bom desempenho no período foi o seguro prestamista, o qual movimentou prêmios de R$ 7 bilhões com alta de 9,25%. Já os prêmios pagos por segurados para seguros de acidentes pessoais, aquele que oferece coberturas em caso de morte e invalidez permanente (total ou parcial) em acidentes involuntários, foram de R$ 4,6 bilhões, com leve expansão de 3,86%.

Indicadores por linha de seguro – Novembro de 2014

Fonte: CNseg