Seguros de Pessoas movimentam R$ 2,46 bilhões em abril

Os seguros de Pessoas, que incluem a apólice de Vida, de Acidentes Pessoais, Viagem, Educacional, entre outras modalidades, registraram em abril deste ano R$ 2,46 bilhões em prêmios (valor pago pelos segurados para contratação de coberturas para seus riscos pessoais), com leve alta de 1,65% na comparação aos R$ 2,42 bilhões verificados no mesmo mês de 2015. “O mercado de seguros de pessoas não está blindado contra os efeitos da retração econômica, e o desempenho foi menor em relação a períodos anteriores. O momento adverso da economia e do cenário político é temporário e o setor está preparado para a retomada do crescimento”, afirma Edson Franco, presidente da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida).

Os dados do balanço da FenaPrevi mostram também que, em abril, as seguradoras pagaram R$ 755,54 milhões em indenizações aos segurados. No mesmo mês do ano de 2015, foram pagos R$ 586 milhões. Resultado por produto.

Na análise de desempenho por modalidade de produto, o seguro de Vida, que representa o maior volume do segmento, registrou prêmios de R$ 1,03 bilhão, correspondendo a aumento de 5,46% em relação aos R$ 976,70 milhões computados em abril do ano passado.

Já o seguro Prestamista, segunda maior carteira do segmento, que cobre o pagamento de prestações do titular da apólice em caso de morte, invalidez ou perda involuntária do emprego, gerou R$ 601,8 milhões, registrando recuo de 15,86% no período, reflexo da retração do crédito e da menor propensão ao consumo.

De acordo com o levantamento da FenaPrevi, o seguro de Acidentes Pessoais, que oferece coberturas em caso de morte e invalidez permanente (total ou parcial) e outros riscos causados por acidentes involuntários, provocando lesões físicas ou até mesmo falecimento, obteve alta de 3,03% e acumulou R$ 433,5 bilhão. Já a contratação do seguro Educacional recuou 4,76%, somando prêmios de R$ 2,8 milhões. Em abril de 2015 foram computados R$ 2,94 milhões.

De acordo com o presidente da FenaPrevi, algumas modalidades de proteção tiveram resultados expressivos, com expansão de dois dígitos. Por exemplo, o seguro Viagem e o Funeral. A regulamentação resultou em melhorias no seguro Viagem e inserção de novas coberturas, com mais benefício e segurança para o consumidor. Isso fez com que a modalidade de proteção registrasse uma expansão de 56,6% nas contratações, resultando em R$ 24,2 milhões em prêmios.

O Auxílio Funeral, um dos seguros mais difundidos e com maior penetração entre os consumidores por estar muito ligado ao conforto dos familiares em situações adversas, também esteve entre os ramos mais contratados. Foram registrados R$ 37,6 milhões em prêmios, alta de 18,43% em relação aos R$ 31,75 milhões contratados em abril de 2015.

Distribuição geográfica

De acordo com o balanço da FenaPrevi, dos R$ 2,46 bilhões em prêmios pagos pelos segurados, São Paulo é o Estado mais representativo para os negócios de seguros de Pessoas, concentrando 46,8% do volume de prêmios do período. O Rio de Janeiro, por sua vez, respondeu por 9,4% do total dos prêmios verificados no período, seguido pelo Rio Grande do Sul (7,5%), Minas Gerais (7,3%), Paraná (6,0%) e Distrito Federal (5,6%). Os demais estados têm representatividade menor, inferior a 3%.

Resultado quadrimestre

No acumulado de janeiro a abril, o valor pago pelos segurados para contratação de coberturas para seus riscos pessoais foi de R$ 9,6 bilhões (+2,13%), em relação aos R$ 9,4 bilhões nos primeiros quatro meses de 2015.

Fonte: FenaPrevi