Seguros de pessoas movimentam R$ 7,1 bilhões no primeiro trimestre

Os seguros de pessoas, que incluem seguros de vida, de acidentes pessoais, viagem, educacional, entre outras modalidades de proteção, registraram no primeiro trimestre deste ano R$ 7,13 bilhões em prêmios (valor pago pelos segurados para contratação de coberturas para seus riscos pessoais), consolidando alta de 2,44% frente aos R$ 6,96 bilhões verificados nos primeiros três meses do ano anterior. “O resultado foi positivo mesmo diante da retração econômica. Mesmo com o cenário adverso, algumas modalidades tiveram resultados expressivos com expansão de dois dígitos”, avalia Edson Franco, presidente da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida).

Os dados do balanço da FenaPrevi mostram também que, no primeiro trimestre, as seguradoras pagaram R$ 2 bilhões em indenizações aos segurados (14% superior ao mesmo período do ano anterior). “As indenizações são benefícios que proporcionam proteção e garantia para a continuidade dos projetos pessoais e da vida econômica das pessoas”, diz Edson Franco, presidente da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida).

Na análise de desempenho por modalidade de produto, o seguro de vida, que representa o maior volume do segmento, registrou prêmios de R$ 3 bilhões, correspondendo a aumento de 4,7% em relação ao primeiro trimestre de 2015. Já o seguro prestamista, segunda maior carteira do segmento, que cobre o pagamento de prestações do titular da apólice em caso de morte, invalidez ou perda involuntária do emprego, registrou recuo de 12,87% em relação ao acumulado de 2015, movimentando R$ 1,6 bilhão em prêmios.

De acordo com o levantamento da FenaPrevi, o seguro de acidentes pessoais, que oferece coberturas em caso de morte e invalidez permanente (total ou parcial) e outros riscos causados por acidentes involuntários, provocando lesões físicas ou até mesmo falecimento, obteve alta de 2,5% no primeiro trimestre de 2016 e acumulou R$ 1,2 bilhão.

O seguro viagem foi a modalidade que registrou maior crescimento relativo no período, com expansão de 110,9% e prêmios de R$ 78,9 milhões. “É um seguro que faz parte do planejamento em viagens no Brasil e para o exterior, o que explica a maior procura por esta modalidade de proteção. E com a recente mudança na regulamentação do seguro viagem, as seguradoras irão oferecer uma maior gama de proteção. A regulamentação resultou em melhorias no produto e inserção de novas coberturas, com mais benefício e segurança para o consumidor”, explica o executivo.

O seguro educacional, impulsionado pelo receio das famílias quanto à capacidade de fazer frente aos custos de educação dos filhos, também teve forte expansão: 76,8% com prêmios da ordem de R$ 7,7 milhões.

O balanço da federação mostra que o auxílio funeral também esteve entre os seguros mais contratados no período. Foram registrados R$ 112,1 milhões em prêmios, alta de 19,8% em relação aos R$ 93,6 milhões contratados no primeiro trimestre de 2015. “Auxílio funeral é um dos seguros mais difundidos e com maior penetração entre os consumidores porque está muito ligado ao conforto dos familiares nestas situações”, afirma o presidente da federação.

De acordo com o balanço da FenaPrevi, dos R$ 7,1 bilhões em prêmios pagos pelos segurados no primeiro trimestre de 2016, São Paulo é o Estado mais representativo para os negócios de seguros de pessoas, concentrando 46,5% do volume de prêmios do período.

O Rio de Janeiro, por sua vez, respondeu por 9,4% do total dos prêmios verificados no período, seguido pelo Rio Grande do Sul (7,8%), Minas Gerais (7,3%), Distrito Federal (6,1%) e Paraná (5,9%). Os demais estados têm representatividade menor, inferior a 3%.

Segundo os dados do balanço da FenaPrevi, no mês de março o valor pago pelos segurados para contratação de coberturas para seus riscos pessoais foi de R$ 2,61 bilhões (+2,4%), em relação aos R$ 2,55 bilhões em março de 2015.

Fonte: Sonho Seguro