Seguros de residência podem cobrir danos causados por temporais e enchentes

Com as fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro nesta terça-feira (20), casas por toda a cidade foram alagadas ou sofreram com as consequências da chuva, como quedas de telhados e paredes, causando grandes prejuízos a seus proprietários. Nessa hora, ter um seguro residencial em dia pode ser de grande ajuda, desde que a cobertura inclua danos naturais, como temporais e enchentes. As seguradoras só têm a obrigação de cobrir o que está no contrato, por isso é fundamental ler a apólice com atenção.

De acordo com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), no Brasil a cobertura básica residencial inclui incêndio, explosão, fumaça de qualquer causa e natureza e queda de raio. Para qualquer outro evento, como danos elétricos ou alagamento, é preciso contratar coberturas adicionais. Veja abaixo os tipos de seguro residencial:

Proteção para residências

Cobertura básica – Vale para incêndio, queda de raio, explosão e fumaça de qualquer causa ou natureza.

Danos elétricos – É preciso contratar um seguro específico. Cobre danos a eletroeletrônicos e instalações elétricas em razão de curto circuito e variação de tensão.

Danos por causas naturais – Cobre danos causados por eventos da natureza, como vendaval, furacão, tornado, queda de granizo, desmoronamento e inundação. Requer contratação específica para este tipo de cobertura.

Roubo – Cobre roubo de bens com emprego de violência ou mediante arrombamento de um dos acessos da residência. Não cobre furtos simples, desaparecimento ou extravio de objetos.

Fonte: Revista Cobertura | Exame