Seminário sobre Controles Internos reúne mercado segurador em São Paulo em fevereiro 15/01/2009 | 16:46 As empresas associadas às quatro federações do mercado segurador (FenaCap, FenaSaúde, FenaPrevi e FenSeg) terão um desconto de 25% nos preços das inscrições para o seminário "Como implementar Controles Internos em empresas do setor de seguros", no dia 16 de fevereiro, em São Paulo. O encontro reunirá representantes de resseguradores (locais, admitidos e eventuais), de seguradoras, entidades de previdência privada aberta e de capitalização. O seminário, organizado pela InterNews, tem como objetivo discutir as ações envolvendo procedimentos de controles internos definidos pela Circular Susep 363/08. Para as resseguradoras, o prazo de adaptação vai até 1º de julho de 2009. Para seguradoras, sociedades de capitalização e previdência, a regulamentação de controles internos vigora desde 2005, mas há empresas que ainda buscam aperfeiçoar as ações para atingir os padrões exigidos pela Susep. A adoção de controles internos eficazes, além de ser uma exigência da legislação, é um pré-requisito para assegurar o funcionamento de qualquer empresa em bases sólidas. Em tempos de turbulências, os controles internos tornam-se ainda mais necessários. São fundamentais para minimizar erros, fraudes e desperdícios, que podem ocasionar perdas e crises de credibilidade de enormes proporções, comprometendo a própria viabilidade financeira da empresa.