Serasa diz que economia cresceu 2,3% no ano passado

Mais uma fotografia da atividade econômica está disponível. Desta vez, trata-se do Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal), que, em dezembro, retrocedeu 0,1% na comparação com novembro, já descontadas as influências sazonais. Com este resultado, o crescimento acumulado no ano de 2013 foi de 2,3%, maior que o desempenho do ano passado, quando, segundo os dados oficiais do IBGE, o crescimento econômico brasileiro atingiu 1%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o ano de 2013 foi marcado por uma relativa recuperação do cenário internacional (fim da recessão na Zona do Euro, início do processo de retirada dos estímulos monetários nos EUA), mas também por algumas condicionantes internas (aceleração da inflação, ampliação do déficit externo e elevação das taxas de juros, queda do superávit primário, redução dos níveis de confiança de empresários e consumidores), que acabaram por impedir um crescimento mais vigoroso da economia brasileira.

Do ponto de vista da oferta agregada, o destaque do ano de 2013 foi o crescimento de 7,3% registrado pelo setor agropecuário, tendo em vista a safra recorde de 188,2 milhões de toneladas de grãos (alta de 16,2% em relação à safra de 2012). Porém, este desempenho do setor agropecuário não foi acompanhado pela atividade industrial, que cresceu apenas 1,3% em 2013, nem pelo setor de serviços, cuja expansão em 2013 foi de 2,1% em relação ao ano anterior.

Pelo lado da demanda agregada, o principal componente dinâmico foram os investimentos que avançaram 6,3% no ano passado em ralação a 2012, ano em que estes haviam caído 4% em relação a 2011. Entretanto, tanto o consumo das famílias quanto o consumo do governo exibiram fraco dinamismo no ano passado: o primeiro avançou 2,3% e o segundo apenas 1,8% perante os valores de 2012. Também o setor externo, com as importações crescendo muito mais que as exportações (8,7% contra apenas 2,0%) pesou negativamente sobre o desempenho da economia brasileira em 2013.

Fonte: CNseg