Serasa Experian vê avanço nas tentativas de fraudes

Levantamento da consultoria Serasa Experian indica a retomada das tentativas de fraudes contra o consumidor brasileiro em outubro, quando houve alta de 7,1% em relação a setembro, com 188.626 casos. Em contrapartida, na comparação com outubro de 2013, houve queda de 15,8%. No acumulado do ano, a queda foi de 6,5%, em relação ao mesmo período em 2013.

Segundo o trabalho, as tentativas de fraudes são roubos de identidade, em que os dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios ou a obtenção de crédito com a intenção de não honrar os pagamentos. A telefonia foi o setor que respondeu pela maior parcela de tentativas de fraudes, com 68.584 ocorrências, o equivalente a 36,4% do total.

O setor de serviços, que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral, teve 59.976 registros, ou 31,8% do total. O setor bancário foi o terceiro do ranking com 42.997 tentativas, 22,8% do total. O segmento varejo teve 13.725 tentativas, ou seja, 7,3% das investidas contra o consumidor.

Fonte: CNseg