Sétima edição do Insurance Service Meeting ocorrerá em março

Roberto Almeida

A sétima edição do Insurance Service Meeting ocorrerá em março de 2012. Porém, no dia 30 de novembro, uma reunião prévia, com participação de executivos de seguros e de fornecedores de TI, servirá para esquadrinhar as estratégias e produtos necessários para atender à diversidade de público do mercado segurador. Confira a entrevista do presidente da Comissão de Processos e Tecnologia da Informação da CNSeg, Roberto Almeida, sobre as mudanças para o próximo encontro.

Em relação às edições passadas, qual será a principal diferença do próximo Insurance Service Meeting?

A principal diferença é que faremos uma reunião prévia com o mercado segurador e fornecedores de TI no próximo dia 30, em São Paulo, para ouvir sugestões do setor e nos planejarmos para os próximos anos, tendo em vista que o planejamento das empresas é uma prioridade de Comissão de Processos e Tecnologia da Informação (CPTI) da CNSeg. Outra novidade é que a reunião do dia 30 contará com a presença de fornecedores, que vão conhecer os anseios do mercado para estar totalmente alinhados em cumprir expectativas do setor no evento de março de 2012.

O tema central deste encontro será como lidar e atender à diversidade de público. Como a área de TI pode contribuir com este objetivo?

Atualmente, todo processo é suportado pela TI. E certamente os processos de TI ajudarão na formatação de produtos mais baratos, que tenham respostas rápidas, considerando todos os canais de relacionamento que esta diversidade de público espera encontrar.

Quais os principais temas a serem discutidos nesta nova edição e quantos participantes são esperados?

Os temas ainda não estão definidos, mas certamente nesta reunião prévia escutaremos o mercado, que nos ajudará a formatar o tema do nosso evento de março de 2012. O que podemos antecipar é que eles vão tratar de como oferecer produtos para uma diversidade de público.

Quantas pessoas são esperadas na reunião prévia de novembro e no encontro de março?

Nesta reunião prévia teremos em torno de 100 participantes, agora para março de 2012 esperamos receber 300 representantes das companhias de seguros.

Há estimativas de investimentos anuais em TI do mercado?

O investimento em TI é específico de cada empresa. Geralmente, está atrelado ao planejamento estratégico, mas cada ano que passa as empresas esperam gastar menos, por se tratar de uma das maiores despesas administrativas. Estamos entrando em uma fase de melhorar o que já está pronto, de melhorar seus sistemas e processos, e mostrar que TI é um investimento e não somente um gasto.

Como o senhor avalia os investimentos feitos pelo mercado na área de TI?

Tudo que for investido de forma organizada, planejada e com o cálculo assertivo de retorno de investimento vai ajudar no crescimento das empresas. Os investimentos em TI geralmente são altos e não podemos desperdiçar dinheiro nem tempo. Devemos sempre pesar o retorno que teremos se investirmos em soluções sistêmicas "versus" os ganhos esperados com a implantação da solução. Esta equação vai nos ajudar na decisão o que se deve investir ou não.

Qual a importância de um evento como o Insurance Service Meeting para o mercado?

O Insurance Service Meeting tem o desafio de levar a modernização ao mercado. Por isso, como uma abordagem isolada não geraria sinergia entre as empresas e fornecedores, acreditamos que, reunindo fornecedores, executivos de TI e de negócios das seguradoras, este desafio será superado.

Fonte: Viver Seguro