Setor é destaque na revista Forbes Brasil

O setor de seguros foi destaque na edição de maio da revista Forbes Brasil. Com faturamento de R$ 245,6 bilhões em 2018, o segmento segue em alta. A estimativa de Marcio Coriolano, presidente da Confederação das Seguradoras (CNseg), é de crescimento de 8,4% neste ano. Essa realidade despertou o interesse da publicação, que enumerou iniciativas promissoras do setor.

A Bradesco Seguros, por exemplo, separou as áreas de inovação e de marketing com a ideia de desenvolver novas ferramentas online. A estratégia é atender clientes de 20 a 80 anos no canal que eles quiserem. A SulAmérica Seguros também foi citada na reportagem. A empresa, que tem cerca de 7 milhões de clientes, criou a Garagem de Inovação há três anos para desenvolver projetos de experimentação capazes de fisgar clientes no ambiente digital.

Com projetos mais ágeis e gastos menores, foi possível criar um aplicativo de saúde com 1 milhão de downloads. A SulAmérica Seguros também criou um novo processo de reembolso, trocando papel por um sistema de pagamento feito com uma foto no aplicativo. A previsão é que todo o atendimento será feito com o auxílio da inteligência artificial em um prazo de cinco anos.

Acompanhamento médico em tempo real

Recentemente, a SulAmérica Seguros anunciou o lançamento de um serviço pioneiro no país. Por meio de uma plataforma eletrônica exclusiva, médicos autorizados conseguirão acompanhar, em tempo real, informações sobre procedimentos, como exames e cirurgias.

Fortalecimento de insurtechs

Nesse cenário, há um nítido fortalecimento de insurtechs, startups que agilizam o uso dessas ferramentas digitais. Fundada em 2012, a Minuto Seguros faturou R$ 9,5 milhões no seu primeiro ano de atividades. Em 2018, lucrou R$ 210 milhões. Hoje, a empresa tem 450 funcionários, atende 13 seguradoras no país e tem cerca de 100 mil carros segurados.

A Forbes também destacou o crescimento expressivo da Youse. A plataforma de vendas da Caixa Seguradora, que surgiu em 2015, já cuida da vida de mais de 10 milhões de pessoas no país. A publicação cita a aposta nas novas gerações. Cerca de 70% desses clientes compraram a primeira apólice pela plataforma 100% online, que garante a aquisição da apólice em apenas cinco minutos. Com essa estratégia, a empresa obteve um crescimento de 145% em 2018 na comparação com o ano anterior.

Fonte: O Dia – Via FenSeg