Sindicato das Seguradoras do Paraná/MS comemora 90 anos de fundação

A diretoria do Sindseg-PR/MS reúne personalidades do setor para celebrar a data Nesta quinta-feira (28 de agosto), o Sindicato das Seguradoras do Paraná e do Mato Grosso do Sul vai festejar os seus 90 anos. Cerca de 400 convidados estarão reunidos no tradicional Castelo do Batel, em Curitiba, para um jantar. Na ocasião, serão homenageados três ex-presidentes do sindicato, Mário Petrelli, Adolpho de Oliveira Franco e Armin Frentzel e o líder segurador paranaense, João Elisio Ferraz de Campos.

A entidade é a segunda mais antiga do país e conta, por seis mandatos consecutivos, com João Gilberto Possiede como seu presidente. O sindicato que além de promover cursos de aprimoramento voltados para o mercado segurador e palestras, destaca-se também por suas iniciativas sociais em parceria com o Poder Público. “Investimos em ações pontuais com intuito de divulgar e levar conhecimento do seguro para as diversas camadas da população: estudantes, autoridades, órgãos estaduais e municipais, Detran, as Polícias Civil e Militar, entre outros”, afirma Possiede.

Ao longo do tempo, Curitiba se transformou na capital internacional do Seguro, o Estado é o eixo natural de escoamento da produção agrícola brasileira, das importações que abastecem as indústrias do País e corredor viário e ferroviário de exportação de produtos da região centro-oeste do Brasil e do Paraguai até o Porto de Paranaguá.

Hoje, o Estado é o quarto maior produtor de seguros do país. Quatro seguradoras têm sede em Curitiba: Centauro, HSBC, J. Malucelli que é a maior companhia de seguro garantia da América Latina, e a primeira resseguradora a entrar neste segmento, após a abertura deste mercado no país, em 2008. Mais recentemente a Sancor Seguros também instalou-se no Paraná, com sede em Maringá.

O estreitamento dos laços do Sindicato das Seguradoras com o Sindicato dos Corretores é apontado por Possiede como um dos fatores importantes para consolidação do seguro no Estado do Paraná. “Neste aspecto, quebramos um paradigma. Começamos a atuar em conjunto divulgando o seguro através de palestras, seminários e workshops”.

Interior – O interior do Estado também foi beneficiado com representações em Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel. Em 2006, a atuação do Sindicato chegou até ao Mato Grosso do Sul, onde foi criada uma base, em Campo Grande. Este processo de “interiorização” criou novas oportunidades de negócios e atraiu mais consumidores para o mercado de seguros.

“Na data em que comemoramos os 90 anos do sindicato não poderíamos deixar de prestigiar as pessoas que fizeram parte da nossa história e que contribuíram para as realizações e conquistas da entidade, por isso, é com grande satisfação que a diretoria irá homenagear Mário Petrelli, Adolpho de Oliveira Franco, Armin Frentzel, ex-presidentes, e João Elísio Ferraz de Campos como um grande apoiador nas minhas gestões”, anunciou Possiede.

Fonte: CQCS