Sindicatos reúnem cerca de 200 pessoas para debater sobre Associações de Proteção Veicular

O SindsegSC em parceria com o Sincor-SC, promoveu na noite desta terça-feira (08) uma palestra especial para tratar sobre um dos assuntos mais debatidos pelo setor atualmente. Realizado em Florianópolis, o evento contou com a presença de cerca de 200 pessoas que tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e entender o que a legislação diz sobre as associações.

A palestrante, Drª Angélica Carlini, advogada especializada em direito de seguro e presidente da comissão de direito securitário da OAB-campinas, apresentou informações baseadas na constituição e demonstrou as principais diferenças entre o seguro veicular oferecido pelas seguradoras reguladas pela SUSEP e a chamada proteção veicular que as associações oferecem.

“A lei permite que sejam criadas associações. E elas podem ser para qualquer finalidade, porém uma entendidade dessas não pode operar em um ramo onde já exista uma legislação vigente e que tem regras bem claras para o seu funcionamento. Por exemplo, qualquer pessoa pode montar uma associação no seu bairro, não existem regras para isso. Mas o setor de seguros possui suas regras, assim como o setor do Direito. Não é possível montar uma associação de advogados e essa entidade passar a emitir a licença da OAB. As regras já estão estabelecidas e é isso que o setor de seguros vêm enfrentando. Pessoas que não podem fazer o que estão fazendo, que é operar de forma que os clientes pensem que estão contratando um seguro, quando na verdade não estão”, enfatizou a palestrante.

O presidente do SindsegSC, Rogerio Spezia, abordou a importância dos corretores neste processo de conscientização e divulgação das informações apresentadas. “Nós aprendemos muito está noite com a Drª Angélica. Um corretor passa anos se preparando, tem que realizar exames e superar diversas etapas para poder oferecer o seguro para seus clientes. Mas as associações não têm esse preparo. As pessoas não possuem nenhuma garantia. Esperamos que os aqui presentes ajudem a divulgar tudo que aprenderam e que possamos combater de forma mais eficiente essas organizações.

Corroborando com a fala de Spezia, o presidente do Sincor-SC, Auri Bertelli, demonstrou sua confiança de que o evento cumpriu sua principal função. “Tivemos hoje o auditório cheio. Essas pessoas com certeza sairão daqui com uma consciência do que realmente acontece e dispostas a repassar esse conhecimento. Acreditamos que desta forma podemos vencer estas associações que apenas enganam seus clientes e lesam todo nosso setor”, finalizou Bertelli.

Clique aqui e confira as fotos do evento

Fonte: CQCS | Anderson Fonseca