SindsegSC realiza primeira edição do “Panorama Empreendedor”

No dia 23 de março, aconteceu na sede do SindsegSC – Sindicato da Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina a primeira edição do programa “Panorama Empreendedor - Desafios e Soluções, com corretor (a) de seguros” com realização da Comissão Ramos Diversos .
O primeiro “Panorama Empreendedor” teve início às 18h30, com o café receptivo, passando em seguida para a abertura do evento com a fala do Diretor e coordenador da comissão Ramos Diversos, Sidnei André.

Essa foi a introdução que deu o inicio ao workshop “Transportes: DDR Principais Mudanças”, ministrado por Rogério Bruch.  Rogério, que possui quase 30 anos de experiência no mercado segurador, é também consultor da FETRANCESC - Federação das Empresas de Transportes de Carga e de Logística do Estado de Santa Catarina, no que tange seguro transporte de cargas.

O profissional discutiu pontos importantes do assunto com os convidados, principalmente ao que se refere aos efeitos da aplicação da nova normativa no mercado de seguros de transporte. Ele introduziu o assunto colocando alguns dados sobre a atual situação desse tipo de seguro em nosso país, destacando:

“O mercado de seguro em transportes do Brasil é o maior da América Latina, o negócio movimenta R$ 2,5 bilhões anualmente no País. Conforme relatório Susep a arrecadação de janeiro a agosto de 2014 foi de R$ 1,67 bilhões.”

Constatou que hoje, para cada R$ 1,00 de prêmio arrecadado pelas seguradoras, R$ 0,65 centavos são utilizados para cobrir sinistros.

Sobre os seguros obrigatórios em território brasileiro, Bruch ressaltou que o Decreto-Lei nº 73/1966 e Decreto nº 61.867/1967, regulamentam que o seguro de responsabilidade civil do transportador rodoviário de carga, conhecido como RCTR-C, é obrigatório para os transportadores. Explicou também o fim da DDR Total, que foi extinto após movimento da FENSEG E ANTT, mantendo-se somente a DDR Parcial.

Estavam presentes no evento inaugural do “Panorama Empreendedor” corretores de seguros especializados no assunto, que foram convidados especialmente pelos membros da Comissão Ramos Diversos.

Os convidados participaram ativamente do workshop, fazendo perguntas e tirando dúvidas que certamente somará valores aos conhecimentos que já possuem, e irá ajudá-los no dia a dia.

Rogério Bruch e Sidnei André finalizaram o workshop agradecendo a todos pela atenção, e se colocando a disposição dos convidados para eventuais dúvidas ou agradecimentos.

Segundo Sr. Paulo Lückmann e Sr. Sidnei André, o evento foi avaliado positivamente, e contou com a presença de Osmar Ricardo Labes, presidente do SETCESC.

Para Paulo Lückmann, que foi o idealizador deste programa: “O objetivo deste projeto é criar uma proximidade entre as associadas SindsegSC e os principais corretores do mercado de seguros, oferecendo workshops com temas atrativos para capacitar e reciclar os profissionais, resultando em auxilio para os desafios e soluções do dia a dia”. Até o momento os retornos obtidos comprovam que os objetivos foram alcançados, complementa o presidente.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina