SindsegSC realiza último Diretor Sem Fronteiras do ano

O SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina realizou na sua sede nesta segunda-feira, dia 24, o último Diretor Sem Fronteiras do ano.

O tema da vez foi ‘’Transportes DDR – Principais Mudanças’’, com o convidado Rogério Bruch, consultor da Fetrancesc - Federação das Empresas Transportadoras Carga e de Logística do Estado de Santa Catarina.

O evento iniciou por volta das 19h, com o vice-presidente da entidade, Rogério Luiz Spezia, retratando a importância do assunto para o mercado e da participação de todos no evento:

Em seguida, com 30 anos de experiência no mercado segurador, o palestrante iniciou a edição explicando de forma introdutória sobre o Seguro de Transportes de Cargas. Segundo Bruch, o seguro em questão garante ao segurado uma indenização pelos prejuízos causados aos bens segurados durante o seu transporte, tanto em percursos nacionais como em internacionais.

‘’O mercado de seguro em transportes do Brasil é o maior da América Latina, o negócio movimenta R$ 2,5 bilhões anualmente no país’’, ressalta Rogério.

De acordo com Bruch, o seguro de Responsabilidade Civil do transportador rodoviário de carga é obrigatório para os transportadores. ‘’As pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado que se incumbirem do transporte de carga, são obrigada a contratar seguro de RC’’.

O palestrante falou também sobre as normativas e principais circulares, como por exemplo, a obrigatoriedade do seguro de RC e Transporte Nacional (TN), conforme o Decreto-Lei n° 73/66, artigo 20, regulamentado pelo Decreto n° 61867/67.

Outro item importante ressaltado pelo profissional foi que o Seguro de Transporte Nacional só pode ser contratado pelo proprietário da carga, podendo ser o Embarcador ou Consignatário e não pelo Transportador.

Buch movimentou o auditório quando os participantes faziam questionamentos sobre o assunto. Segundo os profissionais presentes, o tema foi muito bem abordado e as dúvidas bem explicadas, gerando um nível de conhecimento altíssimo.

O palestrante finalizou o evento agradecendo a presença de todos e se colocando a disposição caso ainda surgisse alguma dúvida.

As fotos do evento foram publicadas na Galeria de Fotos do portal SindsegSC. Clique aqui e confira!

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina