Sistema eletrônico de multas alia agilidade e segurança

Agilidade e eficiência são alguns dos fatores mais importantes na hora da aplicação de punições aos condutores que desrespeitam as leis. Aliando tecnologia a esses aspectos, o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) decidiu implantar o Auto de Infração Eletrônico (AIE), substituindo os talões impressos usados por policiais de trânsito. A iniciativa visa também frear a impunidade nas estradas.

No Maranhão, o Detran já aderiu à novidade eletrônica e começa a sentir a diferença: a abordagem que, segundo policiais do estado, durava cerca de 20 minutos com a utilização dos talões, foi reduzida para cinco minutos. Isso porque o aparelho, similar a um smartphone, além de portátil, está conectado ao banco de dados do órgão, dando mais assertividade às informações, além de transparência no processo de notificações e diminuição de erros e extravios.

Com a ferramenta, além de identificar o veículo e o condutor, o policial pode adicionar ao auto fotos do cenário da infração e informações sobre quem está dirigindo, para então tipificar o descumprimento da lei e a punição cabível. Após a finalização do preenchimento dos dados, o agente não pode mais fazer alterações no relato. A segurança fica a cargo da assinatura digital do auto, que é impressa com auxílio de uma impressora de bolso, e do acesso permitido apenas mediante login e senha da autoridade.

Para facilitar o trabalho dos policiais de trânsito – até mesmo em caso de dúvidas dos motoristas –, o dispositivo contém esclarecimentos sobre o Código Brasileiro de Trânsito e legislações relacionadas ao tema. Enquanto no Maranhão a novidade está percorrendo as ruas com policiais, o governo do Rio Grande do Norte está no processo de compra de cerca de 300 kits para distribuir nas unidades de trânsito do estado.

Fonte: Equipe DPVAT