Só 38% do mundo já se conectou à internet alguma vez na vida

Uma pesquisa publicada nesta quarta-feira pela plataforma Internet.org, vinculada ao Facebook, revelou que apenas 38% da população mundial já acessou a internet pelo menos alguma vez na vida.

O estudo, intitulado "Estado da conectividade 2014: Relatório sobre o acesso global à internet", examina a situação atual de conexão à rede e analisa quem está conectado, quem não e o porquê.

A pesquisa conclui que, no início de 2015, o mundo tinha 3 bilhões de pessoas online, o que significa que apenas 38% da população mundial fez alguma conexão à internet a partir de computadores ou dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Esta diferença aumenta quando a comparação é feita entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.

No primeiro caso, o total de pessoas que nunca se conectou à internet é de 32%, enquanto no segundo caso esse número chega a 78%.

O texto cita o Brasil, como indicativo de amadurecimento.

A média da conexão dos usuários é de 416 MB por mês.

"Esta média de dados é o reflexo das condições em que 43% das conexões brasileiras são de 3G/4G, 61% da capacidade da rede é impulsionado por streaming de áudio e vídeo, e 31,5% das conexões são via smartphones", detalha o relatório.

Contudo, o estudo ressalta que o acesso à internet desacelerou pelo quarto ano consecutivo, caindo de 14,7% em 2010 para 6,6% em 2014.

Os especialistas calculam que, no ritmo atual de desaceleração, a população que terá acesso à rede não chegará a 4 bilhões antes de 2019.

Para conectar o mundo à internet, a Internet.org chegou à conclusão de que deve fazer frente a três grandes barreiras de acesso: infraestrutura, preço e consciência sobre o valor da conectividade.

Fonte: Exame.com