Solução boa com nome estranho

Está nos dicionários. Uma das definições de prestamista é "pessoa que paga uma coisa a prestações". E é justamente para proteger esse público de imprevistos que foi criado o Seguro Prestamista. Essa modalidade garante a quitação de dívidas e planos de financiamentos em caso de morte e invalidez, ou até perda de renda como desemprego ou afastamento temporário do trabalho.

O seguro prestamista é uma modalidade de seguro de vida em grupo, específica para operações de crédito. Para o segurado e sua família, funciona como proteção do patrimônio adquirido ao garantir a quitação da dívida ou de um determinado número de parcelas, em caso de imprevisto e de acordo com a cobertura contratada.

Uma das curiosidades deste produto é que ele é adquirido geralmente junto à loja ou banco onde se compra um produto ou se contrata o financiamento a ser segurado. Ou seja, é fundamental ler a apólice com o máximo de atenção e entender bem o que está coberto, o que não está coberto e o que pode levar a um não pagamento da indenização.

O valor coberto pelo seguro é determinado no momento da assinatura do contrato, mas não é, necessariamente, o mesmo valor do financiamento ou do produto comprado a prestações.

No caso de morte ou invalidez do segurado, será paga a dívida ao credor e se houver saldo remanescente repassado como indenização aos beneficiários do segurado. Já se ocorrer o desemprego e incapacidade por acidente ou doença, a seguradora verificará o número de prestações cobertas pelo seguro e pagará ao credor.

Quando comprar qualquer produto a prestação e o vendedor lhe oferecer o seguro, é do prestamista que ele está falando. E caso vá financiar (ou já tenha financiado) sua casa própria, procure no contrato pelo seguro ou cobertura MIP (morte ou invalidez permanente). E fique tranquilo.

Até a próxima semana.

Fonte: SindsegSP | Infomoney