Sompo neutraliza carbono do Congresso Brasileiro de Corretores de Seguros

Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – estabeleceu uma ação diferenciada entre as iniciativas que marcam sua participação no 20º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, que aconteceu entre os dias 12 e 14 de Outubro, no Centro de Convenções de Goiânia (GO). Como parte de seu programa de neutralização de carbono, a companhia vai viabilizar as iniciativas que devem compensar a emissão de dióxido de carbono (CO2) do evento, garantindo o selo Evento Neutro de Carbono ao Congresso.

Por meio de uma parceria com o IBDN - Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza, toda a emissão resultante do evento será compensada por meio de mudas a serem plantadas na floresta Sompo Seguros , localizada no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo – SP. Para isso, o IBDN vai fazer um levantamento da queima de combustível fóssil e gás liberados durantes o evento, que incluem todo o trabalho de organização, equipe de segurança e de apoio etc), bem como consumo de energia elétrica, produção e descarte de resíduos.

Para se ter uma dimensão da iniciativa, vale considerar que durante os três dias de evento, mais de cinco mil pessoas devem ter passado pelo Centro de Convenções de Goiânia para participar das palestras e seminários, além de visitar os 30 expositores. A área do evento contempla 3,5 mil m² do Pavilhão Verde (área de almoço, jantar e show), cinco mil m² no Pavilhão Azul (dedicado à Exposeg) e mais 2,5 mil m² reservados à plenária, credenciamento e salas de apoio. A estimativa é de que tenham sido consumidos mais de 385 KVAs de energia, além de mais de 20 mil materiais gráficos (programação, crachás, blocos, cartas de boas-vindas e tíquetes de chapelaria, por exemplo).

Dessa forma, a floresta Sompo Seguros deve ganhar cerca de 250 novas mudas de espécies nativas, que devem ser plantadas numa área de 1,5 mil m² e que tem potencial de neutralizar 45 toneladas de carbono.

Stand

Além da neutralização de carbono do evento, a Sompo também participou do 20º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros com um stand durante a 19ª EXPOSEG. Toda a diretoria, além de outros executivos e uma ampla equipe vinda de diversas das regionais estiveram no local para compartilhar ideias e perspectivas do panorama atual do mercado de seguros, além de dar mais detalhes sobre as novas soluções da Sompo Seguros para o mercado brasileiro.

Programa de Neutralização de Carbono da Sompo Seguros

O Programa de Neutralização de Carbono da Sompo Seguros existe desde 2015, quando a companhia investiu para obter a certificação de Frota Neutra de Carbono, como parte do esforço em minimizar os efeitos dos poluentes emitidos por sua frota de veículos. A disposição em investir na ação de neutralidade de carbono faz parte da política global da Sompo Seguros, que contribui para promover a realização de uma sociedade resiliente e sustentável, abordando questões ambientais em seu negócio, bem como junto aos seus diversos públicos de interesse.

O Programa de Neutralização de Carbono da Sompo Seguros já viabilizou o plantio de 15 mil mudas numa área de 200 mil m², que constitui a floresta Sompo Seguros, localizada no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo – SP.

As 15 mil árvores já plantadas correspondem à neutralização de 2,7 mil TCO2eq (toneladas de carbono equivalente). Só para se ter uma ideia, essa quantidade de árvores equivale à recuperação de 11 campos de futebol. Além disso, as 2,7 mil COeq. correspondem à neutralização equivalente a cinco mil carros à gasolina percorrendo o trajeto entre São Paulo e Rio de Janeiro.

O Parque

O PET (Parque Ecológico do Tietê), criado em 1976 e inaugurado em 1982, possui uma área de 14,1 milhões de m², uma área equivalente a 5 Central Parks ou a 11 parques do Ibirapuera. O parque foi instituído com o objetivo de preservar o rio Tietê e um pouco de suas várzeas, além de possibilitar uma área de lazer para a população da Região Metropolitana de São Paulo.

QUOTE:

Francisco Grossi, Diretor Executivo Comercial da Sompo Seguros:

“O Congresso é um evento imprescindível, no qual todo o mercado segurador se reúne para trocar ideias, debater sobre perspectivas de futuro e analisar panoramas e tendências. Por conta disso, decidimos contribuir neste ano implementando uma iniciativa que está na política da companhia de promoção do bem-estar e da sustentabilidade. Nada mais justo, portanto, do que viabilizar a neutralização de carbono do evento”.

Sobre a SOMPO Seguros S.A.

A Sompo Seguros S.A. é uma empresa do Grupo Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo. Resultado da integração das operações da Marítima Seguros, companhia fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, que está no Brasil desde 1959; a companhia atua nas áreas de Seguros Corporativos (Auto Frotas, Transportes, Vida em Grupo, Acidentes Pessoais Coletivo, Empresariais Segmentados, Riscos Diversos, entre vários outros) e Pessoais (Auto, Residencial e Acidentes Pessoais); bem como na área de Seguro Saúde. Atualmente a empresa conta com filiais em todas as regiões brasileiras.

O Grupo Sompo Holdings tem sua origem no Japão, atua há 128 anos no mercado de seguros e hoje conta com subsidiárias nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Ramos Elementares, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança, saúde e bem-estar dos clientes.

Fonte: RMA Comunicação