Susep alerta para a relevância do tema fraude na pauta das seguradoras

O diretor da Susep, João Marcelo Máximo Ricardo dos Santos, defendeu uma mudança cultural do mercado segurador diante da questão da fraude, ao falar hoje pela manhã na abertura do seminário promovido pela Fenaseg para debater a fraude em seguros de pessoas. Segundo João Marcelo, existe um circulo vicioso gerado pela complexidade de se comprovar a fraude, o que acaba estimulando um comportamento passivo diante do problema. “Esse círculo precisa ser rompido, e para isso o mercado precisa se expor mais, mostrar que paga o sinistro quando ele é legítimo e que nega o seu pagamento quando proveniente de fraude. E também separar o joio do trigo, o que somente se conseguirá trabalhando de forma intensa, segura e com técnica”, disse o diretor. Para ele, esse processo só vai acontecer quando a fraude passar a fazer parte de fato da pauta relevante das seguradoras. Assim como ocorreu com a questão da criação das ouvidorias, que a princípio inibiu o mercado, mas depois foi bem assimilado pelas empresas, o diretor da Susep acredita que a fraude também será tratada com a devida atenção, divulgação e métodos mais eficazes. (Fenaseg)