Susep anuncia concurso nacional na abertura da Conferência Internacional da IAIS

A abertura oficial da 16ª edição da Conferência Anual da Associação Internacional de Supervisores de Seguros (IAIS) foi marcada pelo anúncio do concurso público para a Superintendência de Seguros Privados (Susep). De acordo com o superintendente da Susep Armando Vergílio, o Ministério do Planejamento autorizou a abertura de 138 vagas para analista de curso superior em todo o País. "A iniciativa acompanha o crescimento do mercado de seguros. A autarquia necessita ampliar o quadro de funcionários para atender às novas demandas do setor que apresenta um aumento expressivo de resseguradoras com a abertura do mercado de resseguros", afirmou Vergílio. O edital deverá ser publicado nos próximos dias. A notícia foi confirmada pelo secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado, que compareceu ao evento realizado ontem à noite no Rio de Janeiro. A cerimônia também contou com a presença do presidente do Comitê Executivo da IAIS, Peter Braumüller; do secretário-geral da IAIS, Yoshihiro Kawai; do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Julio Bueno; do diretor de Normas e Habilitação de Operadoras; e diretor interino de Desenvolvimento Social, Alfredo Luiz de Almeida Cardoso; do presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização, João Elisio Ferraz de Campos;e do presidente da Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg), Robert Bittar. A conferência anual da IAIS reúne cerca de 500 participantes de 100 países até 24 de outubro no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Esta é a primeira vez que o Brasil recebe um evento deste porte, organizado pela Susep com o apoio da Funenseg. Nesta quinta-feira, 22 de outubro, será lançado o programa mundial "Iniciativa de Acesso ao Mercado de Seguro", que representa um novo enfoque de colaboração entre órgãos de desenvolvimento internacional e superintendências de seguro por meio da IAIS. Durante os quatro dias do encontro, estão programados debates com o tema central "O Seguro como Meio de Desenvolvimento Socioeconômico". O Brasil terá a oportunidade de apresentar ao mercado segurador mundial o que será implementado, em breve, no País como forma de inclusão social e financeira: o microsseguro. O novo segmento será a grande estrela brasileira durante a conferência - já presente em outros países, mas que possui características nacionais próprias. Os produtos de microsseguros serão criados para atender às necessidades específicas da população de baixa renda, sob uma nova regulamentação e com canais de vendas diferenciados. Fonte: Fenaseg