Susep firma convênio com TRF4 para uso de software

O Superintendente da Susep, Roberto Westenberger, assinou nesta quarta-feira (17/12) com o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Tadaaqui Hirose, convênio de cessão de uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) que vai eliminar os processos em papel no órgão. O sistema, criado pelos servidores do tribunal, dispensa o uso do papel, permitindo todo o processamento administrativo por via digital. Cedido gratuitamente pelo TRF4, o SEI possibilita a produção, edição, assinatura e o trâmite de documentos por meio de uma única ferramenta digital.

“O SEI corresponde aos anseios de qualquer administrador público, porque atende o quesito da sustentabilidade, da economicidade e da transparência. Economicidade porque se dá a eliminação de papéis e sustentabilidade, porque teremos milhares de árvores a menos derrubadas”, disse o presidente do TRF4. O desembargador ressaltou ainda as vantagens do sistema afirmando que o SEI permitirá a modernização das atividades de vários órgãos públicos, além da mobilidade, trazendo transparência, economia e sustentabilidade, “aspectos necessários à gestão pública”, disse ele.

O SEI foi totalmente criado e desenvolvido por servidores do TRF4 e é cedido sem custos para outras instituições públicas. O sistema permite transferir toda a gestão de documentos e processos eletrônicos administrativos para um ambiente virtual. Com a ferramenta, a tramitação de expedientes, desde a criação, edição, assinatura, até o armazenamento, é realizada por meio eletrônico.

O sistema é adotado por mais de 20 instituições brasileiras, além do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) que está implantando a plataforma na administração pública federal, nos estados e municípios - no chamado PEN-SEI, do qual a Susep também fará parte, em um ambiente colaborativo, para o aperfeiçoamento da ferramenta SEI.

Fonte: Susep