SUSEP participa da XXl Conferência Anual da IAIS

A Conferência Anual da Associação Internacional de Supervisores de Seguros (IAIS) contará com a participação da Susep que será representada pelo superintendente, Roberto Westenberger, a secretária Geral, Natalie Hurtado, e o coordenador de Relações internacionais, William Chaves. O evento, que será realizado em Amsterdã, na Holanda, entre os dias 20 a 25 deste mês, terá como tema “Fomento à proteção dos segurados e estabilidade financeira por meio de governança e gestão de risco”.

A primeira parte do encontro de supervisores internacionais vai reunir diversos comitês da IAIS divididos por temas, entre os quais o de inclusão financeira, operação de supervisão e signatários do memorando de entendimento da IAIS, além dos trabalhos nos comitês Técnico e Executivo da entidade que são instâncias decisórias. O superintendente da Susep deverá participar desses dois últimos comitês como observador.

Entre os dias 22 e 24 será realizada efetivamente a Conferência da entidade quando serão proferidas palestras de representantes de órgãos de grande relevância internacional, entre eles o diretor da Autoridade Europeia de Seguros e Pensões Complementares (EIOPA), Gabriel Bernardino, e o presidente do Escritório Federal de Seguros dos Estados Unidos (Federal Insurance Office - FIO), Michael, Mcraith.

No dia 25, última etapa do evento, será realizada a Assembleia Geral da IAIS, quando deverão ser votadas propostas discutidas nas reuniões dos comitês Técnico e Executivo. Entre os temas que serão apresentados, provavelmente estarão o requerimento básico de capital e o documento sobre a supervisão de conduta de mercado.

Roberto Westenberger deverá aproveitar ainda a viagem para encontros com representantes da EIOPA, para tratar da equivalência de normas e procedimentos com a Susep. Esses entendimentos deverão facilitar a atuação das empresas nos dois mercados e o desenvolvimento do setor de seguros, principalmente no Brasil. Westenberger encontra-se ainda com representantes da Agência de Serviços Financeiros, órgão regulador japonês, do Escritório Federal de Seguros dos Estados Unidos e do Lloyd’s, da Inglaterra.

Fonte: SUSEP