Susep prepara nova norma para título de capitalização

17/05/2006
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) deverá baixar no segundo semestre uma nova regulamentação do setor de títulos de capitalização. O segmento, que faturou R$ 6,8 bilhões em 2005, será dividido em quatro grupos de produtos: tradicional, popular, compra programada e promocional. No segmento popular, as empresas terão que informar ao consumidor, de forma transparente, o percentual dos recursos aplicados que será devolvido no vencimento do título. Pela regra atual, nada impede que essa informação seja prestada em letras miúdas. A idéia é criar um padrão em que o valor do resgate é dito num lugar de destaque. A Susep ouviu no fim do ano passado as empresas do setor, e agora está trabalhando em cima das sugestões apresentadas. O que se discute são principalmente questões técnicas, pois já há definição sobre as linhas gerais do regulamento. O segmento mais representativo do mercado é o clássico, comercializado sobretudo por meio de bancos. Ficará claro na regulamentação que o produto deverá assegurar o reembolso de 100% do valor economizado, corrigido pela taxa referencial (TR). (Valor Econômico)