Técnicos do NEP da CNseg participam de evento acadêmico

Tayana Rigueira e Thiago Ayres, ambos do Núcleo de Estudos e Projetos (NEP) da CNseg, apresentaram palestra no workshop “Probabilidade e estatística no mercado de trabalho: aplicações em Finanças & Atuária”, organizado pela UFF, nesta quarta-feira (17). Para uma plateia formada por quase 100 pessoas, eles falaram sobre “Análise do perfil do consumidor que contrata um plano de saúde com coparticipação”.

Tal estudo do NEP tem como objetivo principal avaliar, ao longo do tempo, como o perfil socioeconômico do brasileiro, que contrata um plano com coparticipação, pode evidenciar a atuação desta modalidade no mercado, assim como sugerir mudanças de foco na atuação das operadoras de plano de saúde para com o consumidor.

“A partir do estudo, foi possível alinhavar o perfil dos consumidores de saúde suplementar que optam por contratar planos com coparticipação. Pelo estudo, o suposto participante de plano com coparticipação seria homem, com mais de 43 anos e baixa escolaridade. Além disso, possuiria renda mensal média inferior à R$ 500,00, e a mensalidade do plano deveria ficar abaixo de R$100,00. Observou-se ainda que a maior parte dos participantes de planos com coparticipação possui plano coletivo”, informam os especialistas da CNseg. Para as operadoras, esse estudo auxilia a discussão na ANS do fator moderador de utilização dos planos de saúde.
A ideia central desse evento acadêmico foi permitir que alunos de Estatística, Atuária e Matemática Aplicada tivessem noção mais efetiva sobre como seus estudos podem ser aplicados em problemas práticos e relevantes em finanças e atuária.

Fonte: CNseg