Tentativas de fraude no seguro de automóvel somam R$ 162,5 milhões

Falsa declaração de roubo e furto, inversão de responsabilidade e superfaturamento de orçamentos estão entre os principais tipos de fraudes praticados contra seguros de automóvel. As tentativas de fraude comprovadas nesse ramo somaram R$ 162,5 milhões – o que representou 1,2% do total de avisos de sinistros da carteira. Os dados são do 11º ciclo do Sistema de Quantificação da Fraude (SQF) da Central de Serviços e Proteção ao Seguro (Ceser) da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), referentes a 2013.

No período, no mercado de seguros, à exceção dos segmentos de saúde suplementar, previdência privada complementar e capitalização foram detectados R$ 413 milhões em fraudes, dos quais R$ 345 milhões foram comprovados. Além dos seguros de automóvel, estão entre os ramos com o maior valor de fraudes comprovadas, o seguro de pessoas (R$ 96,7 milhões / 3,6% do total de sinistros da carteira); o DPVAT (R$ 46,3 milhões / 1,4% do total de sinistros da carteira); o seguro de transportes (R$ 21,4 milhões / 3,7% do total de sinistros da carteira); e o seguro patrimonial (R$ 6,9 milhões / 0,3% do total de sinistros da carteira).

Para o superintendente Geral da Ceser/CNseg, Marco Barros, combater a fraude é uma das principais missões enfrentadas pelo mercado segurador. “A fraude impacta diretamente no consumo e no preço de seguros, prejudicando não só o mercado, mas também todos os consumidores”, sinaliza, ressaltando que a impunidade é um dos principais incentivadores da prática e que todos precisam se conscientizar que trata-se de um crime. “Combater a fraude também é prestar um serviço à sociedade já que, assim, estamos colaborando para a redução da criminalidade”, conclui.

Fonte: CNseg