Trânsito ainda mata muitos jovens. Conscientização é fundamental

A violência no trânsito continua interrompendo vidas. Na madrugada do último sábado, dia 16 de agosto, um grave acidente entre dois veículos automotores provocou a morte de três jovens e deixou mais três feridos em um cruzamento da estrada de Três Rios com a Rua Comandante Ruben Silva, na Freguesia, zona oeste do Rio de Janeiro.

Um Ford Fiesta com três ocupantes de faixa etária entre 23 e 24 anos capotou após colidir violentamente com um Volvo que ocupavam outros três jovens entre 20 e 21 anos de idade. Duas pessoas que estavam no Fiesta morreram na hora e a outra chegou a ser levada ao hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca – RJ, porém não resistiu aos ferimentos. Os outros três que estavam no Volvo felizmente sobreviveram ao impacto e já foram liberados do hospital após exames.

O acidente chama atenção para os dados críticos levantados pela  Seguradora Líder – DPVAT. As estatísticas indicam que pessoas da faixa etária entre 18 e 34 anos receberam mais de 84 mil indenizações, representando 52% das indenizações pagas pelo Seguro DPVAT somente no primeiro trimestre de 2014. A mistura de álcool, direção, alta velocidade e excesso de confiança têm feito dos jovens brasileiros a faixa etária que mais se acidenta no trânsito, lamentavelmente.

Embora as causas do acidente ainda estejam sob investigação, os dois veículos apresentam registros de multas por trafegar acima da velocidade máxima permitida e o Fiesta também já havia sido autuado por condução sem o uso do cinto de segurança, segundo o Sistema de Controle de Infrações de Trânsito da Prefeitura do Rio.

O Brasil é o 4° lugar em número absoluto de mortes no trânsito, com mais de 43 mil, em 2013, perdendo apenas para a China, Índia e Nigéria, e segundo os dados do Ministério da Saúde, o trânsito mata cinco pessoas a cada hora, sendo as imprudências dos motoristas a principal causa dos acidentes nas estradas brasileiras.

Não permita que você faça parte dessas estatísticas, e também não espere perder um amigo para mudar suas atitudes. Dirigir exige cuidados e responsabilidades. A mudança de comportamento é fundamental para um trânsito mais seguro e harmonioso. Respeite a sinalização e utilize sempre o cinto de segurança.

Fonte: DPVAT