Vai aproveitar o feriadão de Corpus Christi? Conheça as nossas estatísticas e evite acidentes!

Feriados prolongados sempre são uma ótima oportunidade para descansar, repor as energias ou visitar aquele parente que mora longe. Na próxima quinta-feira (23), estima-se que milhares de pessoas passarão pelas estradas brasileiras para aproveitar o feriadão de Corpus Christi. Mas, além de cuidar da programação para os dias de folga, é fundamental se preocupar com a segurança durante o percurso, para evitar imprevistos e acidentes por falta de atenção ou imprudência no trânsito.

De acordo com dados da Seguradora Líder-DPVAT, de2010 a 2014, no período de Corpus Christi (quinta-feira a domingo), as indenizações de Seguro DPVAT pagas por conta de acidentes envolvendo veículos automotores aumentaram a cada ano. A boa notícia é que este registro sofreu queda em 2015. Mas, se compararmos os números de 2010 com os de 2015, os casos cresceram em 36%, com destaque para acidentes com motocicletas, que tiveram um crescimento de 59%, sendo que os casos de invalidez permanente para esta categoria de veículos, no mesmo período analisado, cresceram 85%.

Os acidentes que resultam em invalidez, em todos os anos analisados, representaram o maior percentual de sinistros pagos pelo DPVAT. Somente em 2015, 72% dos pagamentos ocorreram por este motivo. Também no feriado do ano passado, eventos com morte tiveram maior incidência no sábado e no domingo, com 60% dos registros. Os homens foram as maiores vítimas dessas ocorrências, com 77% dos pagamentos, contra 23% das mulheres. Nos anos de 2014 e 2015, pessoas com idades entre 18 e 34 anos estiveram envolvidas em mais de 50% dos acidentes de trânsito.

A atenção nas estradas deve ser intensificada à tarde, já que nos últimos dois anos foi o período do dia com mais ocorrências. Em 2015, motoristas e passageiros foram os mais afetados durante a tarde, enquanto o período da noite foi o mais perigoso para os pedestres.

Por isso, antes de fazer as malas, faça a revisão completa do seu carro ou motocicleta, verificando nível de óleo, velas, as condições e calibragem dos pneus e a validade de extintores de incêndio. Praticar a direção defensiva, respeitar as leis de trânsito e os limites de velocidade também irão contribuir para uma viagem mais tranquila e segura.

Com atenção e cautela, você também faz a diferença para a sua segurança e a da sua família!

Fonte: Equipe DPVAT