VBGL lidera ranking de captação

Segundo dados da Anapp, no período de janeiro a maio, a captação de recursos chegou a R$ 6,6 bilhões, e a arrecadação em VGBLs lideraram o ranking de novos depósitos, com 52% das captações, seguido pelos PGBLs (25%) e planos tradicionais (23%). O destaque do período ficou por conta dos planos empresariais. De acordo com o levantamento da Anapp, até maio de 2005 havia 126.752 planos empresariais no país, contra 73.837 planos registrados até maio de 2004, uma alta de 71,66%. A captação desses planos caiu 6% no período, passando de R$ 1,428 bilhão para R$ 1,344 bilhão. Já os planos para menores mantiveram uma performance estável, passando de R$ 271 milhões no período de janeiro a maio de 2004 para R$ 275 milhões no mesmo período de 2005. Enquanto isso, os planos individuais apresentaram, no período entre janeiro e maio de 2005, uma retração de 9,75% - ritmo inferior ao registrado no acumulado até abril, quando chegou a 12,26% - registrando captação de R$ 5 bilhões, contra R$ 5,5 bilhões captados no período de janeiro a maio de 2004. Os planos individuais ainda mantêm a maior fatia de participação na captação de recursos de previdência com 76% do total, seguidos pelos planos empresariais, com 20%. Os planos destinados a menores de idade perfizeram 4% do total registrado no primeiro trimestre do ano. (Fenaseg)