Veja 5 dicas importantes ao comunicar um acidente para a seguradora

Imprevistos como um acidente de trânsito causam uma série de transtornos e apesar dos acidentes serem tão frequentes nas grandes metrópoles, poucos realmente sabem como agir quando são vítimas ou causadores de um acidente, mesmo possuindo cobertura de uma seguradora.

Manter a calma é a recomendação de Pieter Lekkerkerk, sócio-diretor da corretora online EscolherSeguro. Uma discussão para saber quem é o verdadeiro culpado não solucionará o problema e até mesmo pode agravar o acontecimento. “Se o condutor tem consciência de que causou o acidente, o melhor a fazer é pedir desculpas imediatamente e se mostre solicito com o terceiro”, complementa.

A fim de evitar mais contratempos, o executivo preparou cinco dicas para os condutores não terem complicação ao registrar o sinistro e obter resposta positiva da seguradora para o reparo do veículo:

1- Não minta e atente-se aos detalhes Em primeiro lugar, durante a contratação é fundamental que o segurado forneça informações corretas. Será no momento da investigação do sinistro que a seguradora verificará a veracidade dos dados da apólice. Por exemplo, se for comprovado que o filho de 19 anos dirigia no momento do sinistro e ele não está coberto, a seguradora está no direito de recusar o pagamento do sinistro. É muito importante também controlar o trabalho do corretor antes de assinar qualquer proposta, pois um dado preenchido incorretamente pode significar a negativa de um sinistro.

2- Anote todos os dados Após uma eventual colisão, colete todas as informações do automóvel envolvido (placa, modelo, marca e cor do veículo) e troque contatos com o terceiro. Também é interessante registrar com fotos as circunstâncias do acidente. Assim, é melhor para identificar os carros envolvidos e a posição deles após a batida. A remoção rápida dos veículos para liberar o trânsito praticada pela CET pode dificultar a atribuição de responsabilidade mais tarde.

3- Registre um B.O. Caso haja feridos, chame a polícia para execução de Boletim de Ocorrência no local e realização de primeiros socorros da vítima. Se não houver pessoas machucadas é mais recomendado que os envolvidos se dirijam ao Distrito Policial mais próximo. É interessante que ambos façam o registro do B.O. juntos, pois dessa maneira são evitadas divergências entre as versões do ocorrido.

4- Mantenha sua CNH válida As condições gerais das seguradoras estipulam que o veículo segurado tem que ser conduzido por uma pessoa devidamente habilitada, o que não é o caso de quem tem a carteira vencida ou apreendida. Isso não necessariamente é aplicado sem exceções, mas nesse caso prevenir é infinitamente melhor do que arriscar.

5- Prefira oficinas credenciadas pelas seguradoras O mais indicado é realizar o conserto do veículo em estabelecimentos credenciados pela seguradora, já que a empresa se responsabiliza pelo fornecimento das autopeças. A chance de uma oficina parceira ficar sem material para finalizar o reparo será bem menor em relação a qualquer outro local. Com isso, o prazo do conserto certamente será cumprido. Além disso, algumas seguradoras oferecem desconto na franquia ou carro reserva gratuito a fim de estimular a utilização dos serviços das oficinas parceiras. Se o seu carro ainda está na garantia, você também tem a opção de realizar o conserto pela concessionária, isso não dá desconto na franquia ou carro reserva, mas evita eventuais problemas com a garantia.

Fonte: CQCS / InfoMoney