Venda de seguros deve crescer 20% este ano

Até setembro, o faturamento já avançou 15%, enquanto os lucros aumentaram 12%. As seguradoras brasileiras registraram vendas de R$ 52 bilhões de janeiro a setembro deste ano, alta de 15% - aí estão considerados R$ 32 bilhões com seguros, R$ 15 bilhões com previdência e R$ 5 bilhões com capitalização. A expectativa dos executivos do setor é encerrar o ano com crescimento de 20% sobre 2005, totalizando vendas de R$ 78 bilhões. O lucro líquido consolidado atingiu R$ 6,4 bilhões até setembro, 12% acima do valor registrado em mesmo período do ano anterior. A rentabilidade equivale a uma taxa de retorno anualizada de 23,27%, considerando-se o patrimônio líquido médio de R$ 38,1 bilhões do período, segundo informou o consultor Luiz Roberto Castiglione. Os maiores lucros do setor até setembro vieram da Bradesco Seguros e Previdência, com R$ 1,59 bilhão, e da Itaú, com R$ 813 milhões. Segundo relatório divulgado pela agência de classificação de risco Moody’s, as seguradoras e empresas de capitalização passam por um momento de alta lucratividade, particularmente em 2005 e 2006, com retorno médio de até 30% ao ano nas seguradoras e de até 60% nas empresas de capitalização. A Moody’s espera que o setor continue a operar de forma lucrativa, compensando na atividade operacional (com produtividade e eficiência) a queda nos ganhos com aplicações financeiras, que ocorre em razão da redução da Selic. (Gazeta Mercantil)