Vendas de capitalização surpreendem e caminham para alta de 20% no ano

Na casa de R$ 12 bilhões, também a relação entre faturamento e PIB do setor de capitalização, que foi de 0,32% no ano passado, tende a ser maior, assim como a relação entre provisões e PIB.Pela estimativa inicial, o mercado deveria crescer 10,10% sobre os R$ 9,80 bilhões de 2009. Contudo, como o mercado já acumulou faturamento de R$ 9,66 bilhões até outubro deste ano, 18,67% sobre janeiro a outubro de 2009, constata-se que a projeção estava subestimada.As 11 empresas de capitalização associadas à FenaCap continuam a ter nas quatro modalidades de produtos o passaporte para a expansão. Mas os especialistas apontam os chamados incentivados, aqueles adquiridos por empresas para eventos promocionais de incentivo ou de premiação, e, em particular o Garantia de Aluguel, na linha dos produtos Tradicionais, como os planos que impulsionaram o resultado no segundo semestre. A eles, se aliam a modalidade Popular e Compra Programada. A linha de planos tradicionais, ou seja, com  restituição integral do pagamento efetuado, continua a ser o carro-chefe do mercado, com 89% de market share, seguido pelos Popular, com 7%. Os títulos incentivados são incorporados às estratégias das empresas tanto para atrair mais clientes quanto para manter o nível de adimplência estável. Já o Garantia de Aluguel, à proporção em que aumentam os operadores- a próxima é a Caixa, provavelmente em abril, depois da Sulamérica e BB- amplia a incursão no mercado de locação de imóveis.O ritmo de aceleração da economia favoreceu o mercado, sobretudo nas vendas nas classes C e D, as mais beneficiadas pela atual conjuntura. Mas, olhando a série histórica do mercado, constata-se uma linearlidade de receita e das provisões técnicas em proporção ao PIB, algo que tem a ver com o fato de o produto aliar acumulação (ou seja, economia programada), com sorteios e, dessa forma, atrair uma clientela cativa. Embora o quadro macroeconômico dê alguma sinalização de piora em 2011, com inflação mais forte e crescimento menor, por exemplo, o mercado acredita que a marcha de crescimento na casa de dois dígitos será repetida também no próximo ano.Fonte: Portal Viver Seguro - Fenaseg