Vergilio: Agente de seguros não será regulamentado

A afirmativa feita pelo presidente da Fenacor e deputado federal, Armando Vergílio (PSD-GO), confirma sua reprovação contra a consulta publica que visa a regulamentar a atividade do agente de seguros.

Segundo ele, querer regulamentar o agente é um golpe, tanto contra o consumidor, quanto para o corretor de seguros brasileiro. "Por que ao invés de aprovar o agente não regulamenta os prepostos?", indaga ele.

"Não vamos deixar regulamentar o agente, vamos lutar e fazer o possível para que isso não ocorra. E se infelizmente isso ocorrer, vamos à Justiça, envidar todas as ações, vamos buscar a tutela jurisdicional do estado", acrescenta.

Ele relata ainda, que para que essa profissão seja aceita, os autores devem ir para o Congresso Brasileiro, "pois lá é o local para fazer as leis. Vamos reagir fortemente, e se preciso vamos ganhar as ruas também", completa.

Nesse contexto, Vergílio aponta duas maneiras de se consagrar a distribuição de seguros. "A primeira e a maior de todas: o corretor de seguros. Ai entra a questão dos prepostos. Desde 1998 não se inscreve novos prepostos, na qual os corretores poderiam ter uma capilaridade muito maior. Estamos cobrando da Susep a regulamentação deste profissional", frisa.

Em contrapartida, ele ressalta que as seguradoras também podem fazer venda direta. "Isso não é proibido, mas é importante que cada companhia assuma essa postura. Nós temos que saber qual a seguradora quer fazer a venda direta, e o direito de escolher ou não trabalhar com ela", contesta.

Fonte: CQCS