Workshop promovido pela CNseg indica passos do mercado em direção à sustentabilidade

Pesquisa encomendada pela CNseg aponta que 86% das companhias têm envolvimento com o tema sustentabilidade; cerca de 60% delas criaram campanhas ou usam seus canais de relacionamento para levar a temática ao consumidor

Por Carol Rodrigues

A adesão da indústria seguradora brasileira aos Princípios para o Desenvolvimento Sustentável de Seguros, uma iniciativa do programa das Nações Unidas para o meio ambiente, será formalizada durante a realização do 48º Seminário Anual IIS - International Insurance Society, de 17 e 20 de junho no Rio de Janeiro.

Preocupada com a temática, a Confederação encomendou à BSD Consulting uma pesquisa sobre práticas sustentáveis adotadas pelas empresas de seguros no Brasil. O estudo apresentado ontem, 7 de fevereiro, durante o I Workshop de Inovação e Oportunidades em Sustentabilidade promovido pela entidade, em São Paulo, notou práticas de 28 empresas que concentram 80% da arrecadação do setor.

Entre os resultados, a pesquisa aponta que 86% das companhias têm um envolvimento com o tema sustentabilidade e que cerca de 60% das empresas criaram campanhas ou usam seus canais de relacionamento com os clientes para incentivar práticas sustentáveis.

Para Beat Grüninger, da BSD, no contexto de desenvolvimento sustentável, aumenta o desafio do setor de seguros como indutor de boas práticas internas, com clientes, fornecedores e parceiros; no oferecimento de soluções para cobrir riscos ambientais e sociais, e por meio da inovação, com produtos direcionados para inclusão de segmentos novos da sociedade adaptados ao cenário da sustentabilidade.

“Pesquisas no nível internacional e a pesquisa da CNseg confirmam que poucos líderes de mercado reconhecem este papel. A maioria das empresas atua de forma reativa e conservadora e precisa ficar mais atenta ao tema”, diz Grüninger.

O desenho de produtos verdes foi sugerido por René Hernande, autor do livro “Impacto das catástrofes climáticas na solvência das seguradoras”, como uma ação a ser tomada pelas seguradoras, tendo em virtude o reflexo de danos ao meio na indústria seguradora.

“Acreditamos que, em um futuro próximo, as companhias terão um conjunto de produtos que vão incorporar as considerações de sustentabilidade. Como, por exemplo, a fixação de prêmios de forma a criar incentivos para a responsabilidade ambiental e social”, previu Solange Palheiro Mendes, diretora-executiva da CNseg.

Em 2009, a CNseg aderiu ao Protocolo Verde firmado com o Ministério do Meio Ambiente. Agora, o grupo de trabalho discute a forma como será a participação na Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada entre os dias 20 e 22 junho deste ano, no Rio de Janeiro.

Conheça os quatro princípios para a Sustentabilidade em Seguros:

1. Considerar sistematicamente as questões ambientais, sociais e de governança no negócio, princípios, estratégias e operações.
2. Aumentar a consciência da indústria de seguros sobre questões ambientais, sociais e de governança, reduzir o risco e encontrar soluções.
3. Trabalhar em conjunto com a sociedade para reforçar nossa eficiência na implementação dos Princípios.
4. Ser transparente ao comunicar as nossas atividades e progressos na implementação dos Princípios.

Acompanhem a Revista Cobertura no Twitter – www.twitter.com/revcobertura e também no Facebook – Revista Cobertura – Mercado de Seguros.
Veja algumas ações do mercado:

Capitalização mais solidária

Mercado contribui para longevidade com saúde

Seguro verde

Risco certo x mercado