Zurich promove Hackathon Social para colaborar com gestão de ONGs

Comumente conhecido no mundo tecnológico, o termo hackathonpode ser definido por um evento que reúne profissionais de programação, por horas, dias ou semanas, com a finalidade de explorar dados, discutir ideias e desenvolver projetos de software, hardware ou aplicativos. Agora, o modelo passa a ser utilizado, com um cunho social por meio de uma atividade da Zurich, seguradora global com mais de 70 anos de atuação no mercado brasileiro.

Envolvendo colaboradores de suas diversas áreas, a Zurich realizará, de 16 a 20 de abril, uma Maratona Social, no formato hackathon, em que os voluntários analisarão problemáticas levantadas por duas ONGs - Arrastão e Imargem - e desenvolverão soluções e projetos para ajudá-las. A ação integra o programa de responsabilidade social corporativa da Zurich, A Vida em Novas Cores.

Cada uma das ONGs apontou cinco problemáticas dentro de sua gestão, como Captação de Recursos, Planejamento Estratégico, Ferramentas Financeiras, Engajamento de Equipe, entre outros. Os voluntários puderam escolher em qual dos desafios podiam colaborar. Foram realizadas também visitas nas ONGs e palestras de seus representantes na sede da Zurich, em São Paulo, para apresentar as rotinas, formatos de trabalho e ações das entidades.

"Um dos maiores problemas de algumas ONGs está relacionado à gestão. Para estas entidades, é de extrema importância receber a colaboração de profissionais capacitados em lidar com o gerenciamento e desenvolvimento de projetos. É uma iniciativa inovadora e que será de grande ajuda para as ONGs e suas comunidades atendidas", diz Ivo Pons, Sócio Fundador da Rede Design Possível.

A Maratona Social terá 24 horas no total, divididas na semana de sua realização. As reuniões de trabalho contarão com 65 colaboradores, organizados em grupos de acordo com a problemática que deverá ser analisada e trabalhada através do método de design thinking. Após a ação, os profissionais acompanharão a implementação dos projetos junto às ONGs. Para a realização de todas as atividades da Maratona, a Zurich contou com a parceria da Rede Design Possível, uma associação sem fins lucrativos que integra iniciativas visando à transformação positiva social e/ou ambiental.

De acordo com o CEO da Zurich no Brasil, Edson Franco, com a realização da Maratona Social, a companhia buscou uma estratégia inovadora para solucionar problemas de vulnerabilidade social. “É uma oportunidade de aplicarmos, juntos, nossas expertises em situações reais das ONGs, a fim de buscarmos soluções efetivas, por meio da colaboração, e fazer parte de uma transformação tangível”, afirma.

A ONG Arrastão é uma rede de cidadania baseada nas áreas pedagógica, social e cultural, com atuação no Campo Limpo, na capital paulista, e atende crianças, jovens e suas famílias. Também atua com projetos habitacionais e ambientais. A ONG Imargem atua na zona sul de São Paulo com atividades que utilizam a linguagem da arte urbana.

Sobre a Zurich no Brasil

A seguradora Zurich soma o conhecimento do mercado brasileiro, no qual tem mais de 70 anos de experiência, à expertise internacional em soluções de seguros multicanal. A Zurich atesta solidez financeira e segue rígido padrão global de conduta, praticado em todas as suas operações. Dedica-se a compreender as necessidades dos clientes e oferece soluções para pessoas físicas e jurídicas, de pequenas empresas a multinacionais. Tendo o Brasil na sua estratégia de crescimento, e decidida a contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país, visando o médio e longo prazo, a companhia dispõe de produtos e serviços sob medida para este mercado.

Zurich Insurance Group (Zurich) é uma seguradora líder multicanal que apresenta soluções para seus clientes e parceiros na esfera local e global. Com cerca de 53 mil colaboradores, fornece uma ampla gama de serviços e produtos em Seguros de Vida e de Ramos Elementares em mais de 210 países e territórios. Entre os clientes da Zurich encontram-se indivíduos, pequenas e médias empresas, assim como grandes empresas e multinacionais. O Grupo está sediado em Zurich, Suíça, onde foi fundado em 1872. O Zurich Insurance Group Ltd (ZURN) está listado no Six Swiss Exchange e tem o Nível I no programa American Depositary Receipt (ZURVY), que é transacionado fora da bolsa no OTCQX. Para mais informações sobre a Zurich, consultar www.zurich.com.

Fonte: Race Comunicação