Sindseg SC

Primeiros passos no mercado de trabalho

Em busca de uma boa colocação

Elaborando um currículo

Você é competente. Talvez não brilhante. Mas sabe que é competente. É esperto, esforçado, comunicativo, bem-humorado. E preparou-se cuidadosamente para a vaga que está pleiteando. Não só isso. É também um profissional antenado com todo tipo de tendências sem embarcar em modismos. Tem boa aparência e procura estar sempre de bem com a vida. Ótimo. Tudo isso deveria ser meio caminho andado para se colocar bem no mercado de trabalho. Porém antes de literalmente sair a campo, é imprescindível a boa elaboração do seu currículo. É ele que, no frigir dos ovos, vai falar antes de você ? sobre suas qualidades, defeitos e aspirações profissionais. Não se trata de descrever aqui nenhum de modelo de currículo, pois cada caso é muito específico. Mas há algumas dicas para deixá-lo mais elegante e aumentar suas possibilidades de sucesso:

Primeira entrevista

Parabéns! Seu currículo destacou-se dos demais e agora eles querem conhecê-lo pessoalmente. Mas não cante vitória antes do tempo, pois vários detalhes ainda o separam da tão sonhada colocação. Certamente você está bem preparado para exercer a função que está pleiteando. Ainda assim, é bom tomar algumas precauções, porque não será apenas a sua capacidade de trabalho que será avaliada.

Cada vez mais, as empresas procuram funcionários que não sejam apenas eficientes, mas também capazes de desenvolver um bom relacionamento com os colegas, que colaborem para um ambiente de trabalho tranquilo. É aí que entra a etiqueta, e pode estar certo de que o selecionador estará atento ao seu comportamento.

Referências: Negócios, negócios, etiqueta faz parte; Claudia Matarazzo - Editora Melhoramentos Ltda (2003) São Paulo/SP

Login

Utilize seu e-mail e senha para fazer login e atualizar seu cadastro.