SindsegSC capital-intelectual

logos-associadas-novo

Capital Intelectual: José Antonio de Souza

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

José Antonio de Souza
Gerente da filial de Joinville da Liberty Seguros e participante do Grupo de Trabalho de Joinville


Esporte

Caminhada.


Lugar que gostaria de conhecer

Espanha.


Exemplo de vida

Meu pai, que é meu exemplo de conduta. Ele é muito espirituoso e bem humorado.


Livro que indica

Ah! Se Eu Soubesse – Richard Edler


Filme

A Felicidade não se compra, com James Stewart e Donna Reed – de Frank Capra


Frase

"A propriedade mais valiosa do homem é a sua reputação" e "As nossas diferenças é que fazem a diferença".

 

 

     José Antonio de Souza é gerente da filial Joinville
          da Liberty Seguros e  participante do Grupo de        Trabalho de Joinville, do qual já foi coordenador.

O executivo atua no mercado de seguros há 42 anos         e conta sobre como começou a atuar nesta área
 e sobre o que viveu e aprendeu durante este tempo.

                                  Na entrevista que você lê abaixo,
           o pai de Danilo e Daniela e o avô da Deborah,
                fala um pouco mais sobre a sua vida dentro
                                       e fora do mercado de seguros.
 

 

Capital Intelectual: Há quanto tempo o senhor atua no mercado de seguros?
José Antonio de Souza: Há 42 anos, completados em março de 2011. Trabalhei nas seguradoras Interamericana (área
técnica), Allianz (ex AGF) onde gerenciei diversas filiais em São Paulo. Em 1998, vim para Santa Catarina onde fui responsável pelas operações da AGF no estado e em 2001 fui transferido para o Paraná, responsável pelas operações da Companhia naquele estado. No período de 1976 a 1989 trabalhei na corretora Adams & Porter em São Paulo, começando na área técnica e depois na área comercial e de gerenciamento de contas. Atualmente trabalho na Liberty Seguros na função de Gerente da Filial Joinville, onde estou há oito anos. Tenho muito orgulho da empresa.

Capital Intelectual: Como começou e por que ingressou neste mercado?
José Antonio de Souza: Estava desempregado e por intermédio do meu sogro conheci o senhor Amleto Radovich – diretor da American International Underwriters Group, Representações S/A, que representava a Interamericana Cia de Seguros Gerais. Ele resolveu me contratar, mesmo sem eu ter nenhum conhecimento no ramo, para ser treinado e orientado por eles. Foi uma oportunidade excelente e que fez toda a diferença na minha vida.

Capital Intelectual: Qual é a sua formação acadêmica?
José Antonio de Souza: Formado em Administração de Empresas pela Universidade Cruzeiro do Sul (SP) e realizei diversos cursos técnicos de seguros, dentre eles o de Corretor de Seguros onde me formei em 1982.

Capital Intelectual: Quais são, na opinião do senhor, os principais requisitos para se atuar no mercado segurador? Que aspecto é destaque para seguir nesta carreira?
José Antonio de Souza:  Ética nas nossas relações e responsabilidade, irrestritas, pois temos grandes compromissos com os bens alheios a nós confiados. O aspecto destaque na carreira é, sem dúvida, a nossa capacidade de empatia. É simples assim: colocarmo-nos no lugar das pessoas que se relacionam conosco. Procurar entender as necessidades do nosso cliente com atenção, boa vontade e respeito, para termos condição de atendê-lo adequadamente.

Capital Intelectual: Fazendo uma análise no mercado de seguros, qual tema atual o senhor acha importante comentar e por quê?
José Antonio de Souza: Divulgação da nossa atividade e da grande utilidade pública que ela representa. A maioria dos consumidores ainda vê o seguro como uma pesada despesa, sem ter noção do que é devolvido à sociedade sob forma de indenização e que a continuidade das empresas e a segurança das famílias encontram amparo na nossa atividade.

Capital Intelectual: Como o senhor classifica a atuação do SindsegSC no mercado segurador de Santa Catarina?
José Antonio de Souza: Acho extremamente importante. Divulga informações do mercado de forma geral, tem compromisso com temas importantes como segurança pública, compromisso social através da Campanha do Agasalho, que acontece todo ano e dissemina conhecimentos através de importantes palestras. Enfim, entendo que representa a nossa instituição do seguro com muita competência.

Capital Intelectual: Quais foram os principais acontecimentos que permearam sua gestão como coordenador no Grupo de Trabalho Joinville, de setembro de 2009 e dezembro de 2010? Foi uma experiência importante? Agregou a sua carreira? Qual é a sua expectativa para o Grupo este ano?
José Antonio de Souza: Foi uma experiência extremamente importante, onde pude reforçar os laços de amizade e estreitar os relacionamentos com os representantes de diversas associadas. O Grupo mostrou-se muito unido e comprometido com os objetivos dos temas tratados. Realizamos com sucesso a Palestra da Dra. Ana Rita Petrarolli - Os Elementos da Fraude e seus Impactos no Mercado Segurador, em maio de 2010, em Joinville, e a Palestra da Dra. Angélica Carlini - Perfil no Seguro Auto, em agosto de 2010, em Canoinhas. Ambas foram sucesso de público. Realizamos contato com autoridades da segurança pública e tivemos importante atuação na nossa Campanha do Agasalho. Para este ano há novo coordenador, mas minha expectativa é, principalmente, que haja mais palestras e que possamos trazer também os consumidores para participar e, também ter o grupo tão ou mais envolvido na área de responsabilidade social.

Capital Intelectual: Em sua opinião, o que pode ser feito para aprimorar as atividades do setor de seguros em Santa Catarina?
José Antonio de Souza: Oportunizar mais cursos técnicos e palestras para disseminarmos mais conhecimentos da atividade. Temos carência de formação e especialização de profissionais.

Capital Intelectual: O senhor recorda alguma história pitoresca ou emocionante que vivenciou durante o tempo que trabalha neste mercado?
José Antonio de Souza: Várias. Entre elas, quando trabalhava como gerente da filial ABC pela AGF em Santo André (SP). Houve vaga na área administrativa e eu observava que o guarda contratado pela empresa responsável pela segurança era muito prestativo e proativo. Prestava tanta atenção no dia-a-dia da filial que eu resolvi contratá-lo para a vaga. Foi uma experiência marcante porque ele estava, naquele momento, aquém das aptidões necessárias para a vaga e o RH relutou muito comigo, mas acabei contratando-o mesmo assim e ele saiu-se muito bem na função.

Capital Intelectual: Qual sua atividade favorita, quando não está atuando no mercado segurador?
José Antonio de Souza: Gosto muito de caminhar na praia e também de cinema e teatro.

Capital Intelectual: Há alguma história da sua infância ou adolescência que o senhor gostaria de compartilhar?
José Antonio de Souza: Tenho origem bem simples e comecei a trabalhar muito cedo, ainda menino. Comecei comprando verduras numa chácara e vendendo de porta em porta. Quando passava com o carrinho de verduras eu gritava:."Verdureiro...Verdureiro..." e numa determinada região, uma voz que nunca soube identificar quem era respondia “que compra fiado e vende a dinheiro”. Lembro-me que ficava bem bravo com aquilo.

Fonte: Melz Comunicação | Assessoria de imprensa - SindsegSC

 

Veja mais: Informe SindsegSC | Destaque das Associadas | Capital Intelectual