SindsegSC capital-intelectual

logos-associadas-novo

Capital Intelectual: Nilso Gonçalves
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nilso Gonçalves
Gerente comercial da sucursal Blumenau da Nobre Seguradora e membro da Comissão de Ramos Diversos do SindsegSC.

 

Esporte

Futebol, agora, assistir é claro.

 

Lugar que gostaria de conhecer

Amazônia.

 

Exemplo de vida

Minha mãe Iracema Rebelo Gonçalves.

 

Livro que indica

Como Evitar Preocupações e Começar a Viver. (Dale Carnegie)

 

Filme

Gosto das comédias

 

Frase

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor. (Johann Goethe)

 

Nilso Gonçalves é gerente comercial da sucursal Blumenau da Nobre Seguradora
e membro da Comissão de Ramos Diversos
do SindsegSC. Ele atua no mercado segurador
há 37 anos e acumula uma enorme
experiência .

Nesta entrevista ao Capital Intelectual,
Nilso comenta sobre alguns temas que considera relevantes para o atual momento do mercado segurador nacional e catarinense.
Também sobre a importância da atualização constante para atuar neste setor.

Leia o Capital Intelectual e conheça os executivos que fazem a história e as conquistas do mercado catarinense de seguros.   

 

 

Capital Intelectual: Há quanto tempo o senhor atua no mercado de seguros? Como começou e porque ingressou neste mercado?
Nilso Gonçalves: Há 37 anos, em 09 de setembro de 1974 surgiu uma oportunidade para iniciar no mercado de trabalho, acabei me identificando com a área e estou nela até hoje.

Capital Intelectual: Qual é a sua formação acadêmica? Quais cursos que o senhor participou que considera mais importantes na sua trajetória?
Nilso Gonçalves: Atualmente estou cursando uma especialização em Processos Gerenciais. Um curso que teve aplicação imediata e surtiu resultados impressionantes, realizado em 2003, sem dúvida foi o de mediação, certificado pelo Centro Catarinense de Resolução de Conflito em Mediação e Arbitragem.

Capital Intelectual: Quais são, na opinião do senhor, os principais requisitos para se atuar no mercado segurador? Que aspecto é destaque para seguir nesta carreira?
Nilso Gonçalves: Facilidade de comunicação, ética e uma grande vontade de estar sempre reciclando conhecimentos.

Capital Intelectual: Fazendo uma análise no mercado de seguros, qual tema atual o senhor acha importante comentar e por quê?
Nilso Gonçalves: Com a entrada das resseguradoras, provindas do mercado externo, a área em nosso país está sofrendo profundas modificações, a adequação do mercado nacional aos padrões internacionais é de extrema importância nesse momento, lembrando que num passado recente o preço do seguro era muito mais comercial que técnico.

Capital Intelectual: Como o senhor classifica a atuação do SindsegSC no mercado segurador de Santa Catarina?
Nilso Gonçalves: O Sindicato com suas ações constantes vêm contribuindo para difundir a cultura do seguro além de promover a união e melhoria continua da classe.

Capital Intelectual: Qual é o maior desafio da Comissão de Ramos Diversos? Que aspectos o senhor destaca da Comissão?
Nilso Gonçalves: O principal desafio é a falta de tempo, fato do nosso dia a dia. Mesmo assim, vejo que os profissionais da comissão se dedicam a prestar um serviço a favor do mercado de seguros, levando fatos importantes, vivenciados no seu cotidiano, ao conhecimento de todos. Destaca-se a abertura de espaço para prestadores exporem seus serviços ligados ao mercado segurador. Em setembro de 2009 a comissão de Ramos Diversos, sentindo-se na obrigação de fazer sua parte após as tragédias de 2008, promoveu a palestra “A Maior Tragédia Geoclimática sobre o ponto de vista econômico” que deu inicio aos painéis sobre as mudanças climáticas, sucesso de público.

Capital Intelectual: Trabalhar com análise de riscos é um desafio. O senhor acredita que para trabalhar nesta área é preciso alguma característica especial?
Nilso Gonçalves: Sem dúvida. Trabalhando nessa área você encontra desafios diariamente, ter um bom conhecimento técnico da área ajuda, mas, ter curiosidade também é importante pois terá que habitualmente reciclar e manter atualizada a literatura pertinente.

Capital Intelectual: Em sua opinião, o que pode ser feito para aprimorar as atividades do setor de seguros em Santa Catarina?
Nilso Gonçalves: As ferramentas já existem, há a necessidade de qualificação dos profissionais para melhor utilizá-las. Um profissional qualificado e atualizado faz toda a diferença.

Capital Intelectual: O mercado catarinense, na visão experiente do senhor, teve algum tipo de mudança significativa dos últimos anos? Qual?
Nilso Gonçalves: O estado se Santa Catarina tem um parque industrial diversificado, de algum tempo para cá, em algumas atividades o rigor de aceitação passou a ter uma análise mais criteriosa, fazendo com que os empresários invistam mais em sistemas de proteção.

Capital Intelectual: O senhor recorda alguma história pitoresca ou emocionante que vivenciou durante o tempo que trabalha neste mercado?
Nilso Gonçalves: Uma vez quando viajava a trabalho, de fusquinha, estava em Bom Jardim da Serra quando o cabo do acelerador rompeu. A oficina mais próxima era em São Joaquim. Não existia celular muito menos assistência 24 horas, tive que improvisar: peguei um arame farpado de uma cerca, prendi no cabo e acelerava o fusca puxando o arame pela janela. Consegui chegar até a oficina, só que a pintura do pára-lama não ficou mais a mesma.

Capital Intelectual: Qual sua atividade favorita, quando não está atuando no mercado segurador?
Nilso Gonçalves: Estar em contato com a natureza, e quando é possível viajando por este maravilhoso país onde vivemos.

Capital Intelectual: Na literatura voltada ao mercado de seguros, há algum título que o senhor destaca?
Nilso Gonçalves: Embora já a muito tempo em desuso, a Tarifa de Seguro de Incêndio (TSIB) é uma fonte de conhecimento, e ajuda a entender muitas das várias dúvidas que surgem em nosso cotidiano.

Capital Intelectual: Há alguma história da sua infância ou adolescência que o senhor gostaria de compartilhar?
Nilso Gonçalves: Uma história em especial que exemplifica bem como a força de vontade supera qualquer obstáculo. Na minha adolescência participei de um torneio de futebol, nossa equipe tinha pouquíssimas condições, e para ir até os jogos dependíamos de apenas duas bicicletas. Iam dois em cada bicicleta e os demais correndo atrás, e assim revezávamos até chegar ao local dos jogos.


Fonte: Melz | Assessoria de imprensa - SindsegSC

 

Veja mais: Informe SindsegSC | Destaque das Associadas | Capital Intelectual