SindsegSC capital-intelectual

logos-associadas-novo

Capital Intelectual: Selesio Gaulke
 

 

 

 

 
















 

Selesio Gaulke
Gerente de regulação da região Sul da Liberty Seguros e participante da Comissão de Automóveis do SindsegSC
 

 

Esporte

Caminhadas e eventual futebol.

 

Lugar que gostaria de conhecer

Itália

 

Exemplo de vida

Meu pai.

 

Livro que indica

Pai Rico Pai Pobre (de Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter)

 

Filme

Coração Valente, com Mel Gibson – Um exemplo de luta pelo ideal e de líder carismático

 

Frase

“Sonhar é fundamental para que a gente vá alimentando a alma com aquilo que se pretende atingir” (Raul Cortez)

 
 
 


Selesio Gaulke é gerente de regulação da região Sul da Liberty Seguros e participante da Comissão de Automóveis do SindsegSC. Ele trabalha no mercado segurador desde 1997.


Nesta entrevista ao Capital Intelectual,
Selesio falou sobre os principais aspectos que ele considera importantes para se atuar no mercado segurador e sobre temas relevantes para o segmento de automóveis.

Leia o Capital Intelectual e conheça os executivos que fazem a história e as conquistas do mercado catarinense de seguros.   

 

 

Capital Intelectual: Há quanto tempo o senhor atua no mercado de seguros? Como começou e porque ingressou neste mercado?
Selesio
Gaulke: Atuo no mercado desde maio de 1997, quando iniciei as atividades como prestador de serviços através da Global Assessoria e Serviços Securitários. Na época realizava alguns trabalhos nos finais de semana na oficina de funilaria e pintura do meu vizinho, que é tio de Adilson Glau, um dos sócios da Global e grande amigo pessoal meu. Em uma de suas visitas a casa de seu tio conversei com ele a respeito do meu interesse em ingressar neste mercado, na época como perito de sinistros. Passou-se algum tempo e a oportunidade surgiu. Iniciei minhas atividades como prestador de serviços em maio de 1997 na Global Assessoria e Serviços Securitários. Em 1998 a Liberty Seguros deixou de terceirizar os serviços de vistorias de sinistros e montou equipe própria para execução das atividades. Na ocasião, Márcio Probst gerenciava a área de regulação na Liberty Seguros e me contratou para trabalhar na companhia como regulador de sinistros. O tempo passou, fui adquirindo experiência e crescendo na empresa até atingir a função atual. Tenho enorme gratidão ao Adilson e ao Márcio pelas oportunidades que me concederam de ingressar e me desenvolver no mercado segurador.

Capital Intelectual:
Qual é a sua formação acadêmica?
Selesio Gaulke:Sou formado em Administração pela Uniasselvi e MBA em Logística Empresarial e de Serviços pelo ICPG de Blumenau, além buscar atualizações constantes na área de coaching e técnica através de cursos voltados para essas atividades.

Capital Intelectual:
Quais são, na opinião do senhor, os principais requisitos para se atuar no mercado segurador? Que aspecto é destaque para seguir nesta carreira?
Selesio Gaulke: Entendo que os principais requisitos para se atuar no mercado são a ética, comprometimento, dedicação, flexibilidade para aceitar as mudanças frequentes no mercado, além de bom relacionamento com clientes internos e externos, colegas de trabalhos e do mercado, bem como ter ao seu lado uma equipe motivada e focada pela busca constante dos objetivos da empresa e da satisfação do cliente.

Capital Intelectual:
Fazendo uma análise no mercado de seguros, qual tema atual o senhor acha importante comentar e por quê?
Selesio Gaulke: Vivemos em uma década de constantes avanços tecnológicos e mudança no comportamento dos consumidores. Novas necessidades em diversos segmentos são criados e desenvolvidas quase que diariamente para atrair os consumidores que estão elevando seus índices de consumo. O mercado segurador precisa estar atento a este cenário e identificando oportunidades de novos negócios, buscando alinhar constantemente os produtos atuais e desenvolver novos produtos que atendam as necessidades de seus atuais e novos consumidores, alavancados pela elevação do poder de compra das mais variadas classes sociais brasileiras. Aliados a isto, é preciso ainda ter a constante preocupação em inovar no atendimento e entrega do produto no momento que o cliente mais precisa dele, buscando a melhor utilização da tecnologia e acima de tudo a proximidade e valorização do cliente também neste momento.

Capital Intelectual:
Como o senhor classifica a atuação do SindsegSC no mercado segurador de Santa Catarina?
Selesio Gaulke: O SindsegSC vem demonstrando papel importante na divulgação do mercado segurador para a sociedade e para órgãos que de alguma forma possuem ligação com a atividade do mercado segurador. Esta atividade vem gerando uma proximidade além de melhorias no entendimento do mercado, seus objetivos e importância no dia a dia da sociedade.

Capital Intelectual:
Qual é o maior desafio da Comissão de Automóveis? Que aspectos o senhor destaca da Comissão?
Selesio Gaulke: O mercado de automóveis sofreu transformações consideráveis nos últimos anos, deixou de ser artigo de luxo e passou a ser artigo de necessidade quase primária. O volume de veículos aumentou muito e a estrutura rodoviária não acompanhou esta evolução, como consequências temos um trânsito cada vez mais congestionado e sinistros acontecendo a todos os momentos. Podemos destacar por parte da comissão trabalhos voltados a constante conscientização dos motoristas visando a educação no trânsito. Além deste aspecto, podemos também citar programas de apoio e incentivo como palestras e reuniões com empresas reparadoras visando repassar as mesmas as necessidades do mercado no que tange o atendimento dos clientes.

Capital Intelectual:
Em sua opinião, o que pode ser feito para aprimorar as atividades do setor de seguros em Santa Catarina?
Selesio Gaulke: Um constante trabalho de divulgação da real finalidade desta atividade aos corretores e a comunidade em geral, além de contribuir na formação constante de profissionais para área que atualmente encontra indisponibilidade em várias setores.

Capital Intelectual:
O senhor recorda alguma história pitoresca ou emocionante que vivenciou durante o tempo que trabalha neste mercado?
Selesio Gaulke: São várias as histórias que marcaram minha trajetória até então no mercado, mas um dos momentos que mais me marcou, foi no dia em que fui chamado pelo meu gerente em sua sala para conversarmos e recebi a notícia que estava sendo promovido de perito a gerente de peritos da região. Este dia com certeza marcou muito a minha carreira profissional e está guardado em minha lembrança até hoje. Foi sem dúvida o reconhecimento do esforço e dedicação até então demonstrados no dia a dia de trabalho.

Capital Intelectual:
Qual sua atividade favorita, quando não está atuando no mercado segurador?
Selesio Gaulke: Antes de mais nada gosto de ficar com minhas filhas e esposa, quer seja em Blumenau ou no litoral, me reunir com amigos para assar uma carninha, pescar e agora também me dedicando ao aeromodelismo como novo Hobby.

Capital Intelectual:
Há alguma história da sua infância ou adolescência que o senhor gostaria de compartilhar?
Selesio Gaulke:
Tive uma infância muito boa, além dos estudos a segunda obrigação eram as brincadeiras, o futebol com os colegas que se praticava em qualquer terreno, com qualquer tempo, as travessuras de forma geral. Mas gostaria de destacar as oportunidades que tive de passar as férias escolares com meus avós e tios na cidade de Luiz Alves, não existia período melhor que este: andava a cavalo, pescava, tomava banho de rio, fazia de tudo o que se podia e também muita coisa que em casa não podia, mas lá podia, todos faziam de tudo para agradar com medo de que eu solicitasse para ir embora antes do dia programado. Sem dúvida, na casa dos avós somos “reis” desde pequeninos.

Fonte: Melz | Assessoria de imprensa - SindsegSC

 

Veja mais: Informe SindsegSC | Destaque das Associadas | Capital Intelectual