Capital Intelectual | Hellen Roncaglio

Capital Intelectual | Hellen Roncaglio

16 de Março de 2012
www.sindsegsc.org.br | assessoria@sindsegsc.org.br
Seguradoras associadas
Hellen Roncaglio atua no mercado de seguros catarinense há 18 anos, e comenta nesta edição do Capital Intelectual diversos pontos relevantes do ramo.

Para ela, é de extrema importância que as seguradoras e o SindsegSC atuem na conscientização do consumidor, instruindo a população sobre a função social do seguro. Inclusive aumentando o número de palestras e encontros abertos ao público.

Além disso, com o Capital Intelectual você pode conhecer melhor as personalidades que agregam valor e ajudam a criar a história de sucesso do mercado de seguros em Santa Catarina.

Capital Intelectual: Há quanto tempo a senhora atua no mercado de seguros? Como começou e porque ingressou nesse mercado?

Hellen Roncaglio: Há 18 anos, iniciei em 1994 na Bradesco Seguros em Florianópolis. Na época participei de uma entrevista por indicação de um amigo, Sr. Rogerio, gerente do banco, que havia sido transferido recentemente de Criciúma para Florianópolis. Nunca me esqueço, tive que responder um teste onde haviam vários termos técnicos, nunca havia ouvido falar em sinistro, acho que o que me salvou foi o teste de datilografia, nesta iniciei como secretária da Superintendência passando após para área de emissão de automóvel. Em 1998 ingressei na Caixa Seguros (antiga Sasse), na função de Supervisora Comercial na região de Criciúma, responsável pelo desenvolvimento da parte comercial da operação de seguros através das agências da Caixa de Imbituba à Torres, incluindo a Serra Catarinense. Em setembro 2011, vim para a Sul América, também na área comercial na Cidade de Criciúma, sendo responsável pela região abrangida de Imbituba à Sombrio, a partir de 2007, assumi parte do atendimento em Florianópolis e a partir de 2010 faço a região da grande Florianópolis, a qual divido com outros 2 pares.

Hellen Roncaglio

Hellen Roncaglio

Gestora de Vendas da SulAmérica Seguros e Previdência e participante do Grupo de Trabalho de Florianópolis do SindsegSC

  • Esporte: Vôlei (Hoje apenas aprecio)

  • Lugar que gostaria de conhecer: Roma

  • Exemplo de vida: Meus pais, Clélia da Cruz Fernandes e Henrique Fernandes.

  • Livro: O Caçador de Pipas (Khaled Hosseini)

  • Filme: Gladiador

  • Música: Lucky - Jason Mraz feat. Colbie Caillat

  • Frase: Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. (Antoine de Saint Exupéry)

  • Um sonho: Não ver e nem ouvir falar em desigualdade social

  • Um dia perfeito: Tenho alguns como: o dia do nascimento da minha filha Marília, o dia do meu casamento, o dia do nascimento do meu filho Vinícius, entre outros.

  • Outro ponto que gostaria de destacar: Tenho comigo que Deus nos dá diariamente a oportunidade de escolhermos como será nosso dia, acredite, depende de cada um de nós! Feliz 2012 a todos!

Capital Intelectual: Qual a sua formação acadêmica?

Hellen Roncaglio: Sou formada em Administração de Empresas - Gestão Empresarial.

Capital Intelectual: Quais são, na opinião da senhora, os principais requisitos para se atuar no mercado de seguros?

Hellen Roncaglio: Comprometimento, determinação, responsabilidade, ética, agilidade, empatia e muita vontade, pois precisamos constantemente nos atualizar.

Capital Intelectual: Fazendo uma análise do mercado de seguros, qual tema atual a senhora acha importante comentar, e por quê?

Hellen Roncaglio: Previdência Privada, é um dos poucos produtos que podemos nos beneficiar da acumulação gozando de boa saúde. Temos abertura no mesmo para todas as fases da vida e podemos dispor deste a qualquer momento, acho fantástico!

Capital Intelectual: Como a senhora classifica a atuação do SindsegSC no mercado de seguros em Santa Catarina?

Hellen Roncaglio: De grande valia, pois o Sindicato das Seguradoras nos faz trocar experiências, por meio de nossas reuniões de Grupos de Trabalho, nos informa, por meio de palestras, jornais, newsletters, site, etc. Enfim, auxilia muito a cada uma das Associadas, faz um grande trabalho! Parabéns!

Capital Intelectual: Qual é o maior desafio do Grupo de Trabalho de Florianópolis. Quais as expectativas com relação ao Grupo para 2012?

Hellen Roncaglio: Entendo que o maior desafio seja no sentido de conseguir atingir por meio de encontros, palestras, o público que gostaríamos e principalmente de que estes consigam absorver ao máximo tudo que envolve o mercado de seguros.
Tenho certeza que teremos um ano de muito trabalho, e não tenho dúvida de que teremos bons projetos em andamento, pois o Grupo está muito voltado para realização de bons eventos para 2012.

Capital Intelectual: Em sua opinião, o que pode ser feito para aprimorar as atividades do setor de seguros em Santa Catarina?

Hellen Roncaglio: Acredito que teríamos um bom retorno se conseguíssemos esclarecer, conscientizar, envolver o consumidor final. Tenho pra mim, que se em nossos eventos contássemos com a participação da sociedade em geral, ou se, participássemos de encontros, palestras, em universidades e colégios, desmistificaríamos nosso ramo de atuação. Minha sugestão é de convidarmos a população para nossas palestras, oferecermos aos mesmos, temas que tenham um linguajar simples, para que entendam como o seguro tem um importante papel social.

Capital Intelectual: A senhora recorda alguma história pitoresca ou emocionante que vivenciou durante o tempo em que trabalha nesse mercado?

Hellen Roncaglio: Emocionante sim. Logo que iniciei na SulAmérica, há praticamente 11 anos, e não é diferente até hoje, pois temos que encantar o corretor para a venda de alguns produtos que não fazem parte de seu dia a dia. Fiz um forte trabalho de venda de Previdência, na época ainda vendíamos os conhecidos planos tradicionais, auxiliei o Sr. Canarin (in memoriam), a comercializar alguns planos para seus clientes, vendemos alguns planos, e o que mexeu muito comigo na época, é que vendemos um plano com pecúlio para um amigo em comum, ele era um jovem empreendedor, tinha uma empresa de cosméticos junto com seu pai. Acabou que o Edson veio a falecer num acidente de carro na Av. Chile em Criciúma, foi muito triste, pois faleceu muito jovem, a família ficou inconformada. No entanto, fiquei muito feliz, por saber que de certa forma, conseguimos dar um alento para a família, pois o Edson possuía em sua Previdência um pecúlio com um bom valor.

Capital Intelectual: Há alguma história da sua infância ou adolescência que a senhora gostaria de compartilhar?

Hellen Roncaglio: Desde criança sempre fui de buscar aquilo que eu queria, recordo-me de uma vez que resolvi morar com minha vizinha, porque minha mãe queria ficar controlando minha alimentação e minha vizinha deixava tudo bem a vontade. Certo dia ela me viu chorando porque minha mãe havia brigado comigo e me convidou para morar com ela, eu devia ter uns 6 anos, não pensei duas vezes, fui, levei algumas roupas, e quando anoiteceu, já de banho tomado, estávamos sentados à mesa para fazer um "lanchinho" e meu pai chegou, disse que não poderia ficar sem a "pretinha" dele e eu voltei para casa, mas com a condição de que não voltasse a acontecer, porque a minha vizinha queria muito uma filha moreninha.

Capital Intelectual: Quando não está no trabalho, qual a sua atividade favorita?

Hellen Roncaglio: Estar com minha família, procuramos estar sempre juntos, eu, meu marido Roberto e meus filhos: Marilia (15 anos) e Vinícius (10 meses).

Fonte: SindsegSC - Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina
SindsegSC - Rua XV de Novembro, 550 - Sala 1001 - CEP 89010-901 - Blumenau/SC - (47) 3322-6067